Vacinação contra o coronavírus acontece em novo local em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)

A mudança do local de vacinação contra o coronavírus ocorrida nesta terça-feira (22) em razão do tempo chuvoso acabou se tornando definitiva.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a partir desta quarta-feira (23) as aplicações passam a ser concentradas no Ginásio de Esportes ‘José Bonifácio Coutinho Nogueira’, no bairro Humberto Carlos Passarela.

Com isso, o posto fixo do Parque Juca Mulato será totalmente desativado. “A mudança se fez necessária para evitar imprevistos climáticos como o que ocorreu hoje”, diz nota da Prefeitura.

Além disso, o novo local de vacinação não terá sistema de atendimento direto nos veículos, conhecido como ‘drive-thru’. Segundo a administração, o fluxo de pessoas no interior do ginásio será organizado através da distribuição de senhas.

Aplicações agora acontecem em ginásio no Humberto Passarela (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Também serão instaladas tendas para aumentar o espaço coberto durante a espera”, destaca a nota. As aplicações na UBS (Unidade Básica de Saúde) também continuarão a ser feitas entre 17h00 e 19h00, com o atendimento sendo suspenso em caso de chuva.

O cadastro antecipado no site Vacina Já é obrigatório para todas as pessoas que vão tomar a vacina, que devem também apresentar, no dia da aplicação, o CPF e um comprovante de residência.

  • SEM DRIVE

Sobre a suspensão do drive-thru, a responsável técnica pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, explicou que a vacinação dentro do carro tinha por objetivo atender, principalmente, as pessoas mais idosas e com dificuldades de locomoção.

Porém, com a mudança de perfil do público-alvo, com faixas etárias mais novas, o sistema não se faz mais necessário, no entendimento dos técnicos. Ela também reforçou a necessidade das pessoas fazerem o pré-cadastro no site Vacina Já.

“Muitos ainda chegam para vacinar sem esse cadastro e isso atrasa demais o processo porque cada vacina é lançada em tempo real no sistema VaciVida”, explicou. O pré-cadastro é feito no site www.vacinaja.sp.gov.br e todas as pessoas com mais de 18 anos já podem fazê-lo.

Publicidade - Anuncie aqui