Cães e gatos agora têm local único para vacinação em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde de Itapira deu início à operação do Posto Fixo de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.

O espaço começou a funcionar na última segunda-feira (28) na própria sede do órgão, à Rua Farmacêutico Antônio Serra, 123, na Penha do Rio do Peixe – ao lado do Cais (Centro de Atendimento Integral à Saúde).

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

O serviço que antes era oferecido em datas pontuais, durante campanhas específicas, agora estará disponível ao longo de todo o ano.

Os animais podem ser imunizados de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30. O objetivo é que o posto sirva para garantir que cães e gatos do município sejam vacinados contra a raiva mesmo com a campanha anual suspensa por conta da pandemia.

O espaço também serve para que os tutores que não têm condições de custear as vacinas em clínicas e petshops possam cumprir com suas obrigações de vacinar seus animais. Vale ressaltar que, com a criação do Posto Fixo, não haverá a vacinação em domicílio.

“É um trabalho que estamos implantando e permanecerá em funcionamento durante os doze meses do ano”, comenta o médico veterinário da Zoonoses, Rodrigo Bertini.

De acordo com ele, as doses também não poderão ser disponibilizadas para aplicações fora do posto por razões técnicas e legais. Os animais podem ser levados ao local juntamente com a carteirinha de vacinação.

Em 2019 a campanha de vacinação em Itapira atingiu quase 12 mil animais, representando 100% de cobertura. A expectativa é que, mensalmente, o município receba cerca de 300 doses da vacina.