Grupo cênico-musical desembarca na Praça Bernardino de Campos (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Grupo cênico-musical desembarca na Praça Bernardino de Campos (Divulgação)
Grupo cênico-musical desembarca na Praça Bernardino de Campos (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

do Megaphone Cultural

O grupo cênico-musical Relampiandos faz neste sábado um show especial em Itapira. O evento organizado de forma independente acontece na Praça Bernardino de Campos, às 20h00, com entrada franca e classificação etária livre. Criada em 2012 na capital paulista, a banda está em turnê por diversas cidades que possuem alguma ligação mais íntima com suas atividades – que serão temporariamente suspensas devido a outros compromissos de seus integrantes.

Itapira foi incluída no roteiro devido à presença, na formação da Relampiandos, do ator Caio Ceragioli (cordas), natural da cidade. Ao lado dele, completam o grupo o percussionista e artista visual Gabriel Zanetti, o vocalista e também ator Pedro Cobra e a vocalista e atriz Priscila Ortelã. O grupo por característica recriar arranjos musicais do repertório popular brasileiro e estrangeiro, como músicas de origem francesa, argentina, chilena e mexicana. Utilizando diferentes instrumentos como djembé, ukulele, escaleta, apito, bongô, violão e guitarra, o grupo reinventa cada canção, valorizando o potencial sonoro e imagético que elas proporcionam, inserindo também outras linguagens artísticas como o teatro e a literatura, por exemplo.

O repertório é diversificado, reunindo nomes como Baden Powell, Zeca Baleiro, Luiz Gonzaga, Cultura Profética, Edith Piaf, Manu Chao, Lenine, Milton Nascimento, Mercedes Sosa e músicas do cancioneiro popular latino-americano. O show em Itapira é batizado de ‘Filhas da América’, fruto do primeiro trabalho autoral da banda, lançado em 2015. De acordo com o grupo, trata-se de um manifesto sobre a importância das mulheres no cenário sócio-político-cultural da América Latina. Por esta razão, o show reúne músicas de autoras ou canções que falam sobre a força feminina perante a sociedade latino-americana. A apresentação resgata a trajetória de figuras femininas que lutaram e ainda lutam por seus direitos, resistindo e revolucionando seus meios de atuação e transformando a realidade em que estavam inseridas.