O Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes ganhou uma ação especial no último sábado (18) em Itapira.
Com a mensagem ‘Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes’, a Secretaria Municipal de Promoção Social promoveu uma campanha de conscientização e mobilização na Praça Bernardino de Campos.
A organização também envolveu alguns conselhos municipais. Além da exposição dos trabalhos produzidos por crianças, adolescentes e idosos dos vários serviços de fortalecimento de vínculos mantidos pela pasta, a iniciativa teve ainda distribuição de pipoca e algodão-doce.
Cartazes e painéis integraram uma espécie de mostra para esclarecimento da população. “Os trabalhos foram elaborados pelas crianças e adolescentes que fazem parte dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e grupos espalhados por outros serviços”, explicou a secretária de Promoção Social, Regina Ramil Marella.
A novidade ficou por conta do envolvimento dos grupos de idosos na campanha. “O idoso um dia foi criança e a gente sabe que no passado essa questão era ainda mais grave e mais velada do que hoje”, lembrou a secretária.
Nos dias que antecederam a ação na praça central, uma equipe formada por profissionais do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) percorreu os serviços de atendimento não somente de crianças e adolescentes, mas também de idosos, para oferecer esclarecimentos sobre o Maio Laranja.
“Falamos sobre o significado, importância de trabalhar a prevenção e a necessidade de denunciar. A surpresa ficou por conta dos relatos de alguns idosos que passaram por tudo isso quando eram crianças, em uma época em que as políticas públicas não estavam tão consolidadas. Tudo era mais velado, não se denunciava como hoje e não havia um Conselho Tutelar fortalecido. Essas pessoas sofreram abusos caladas por muitos anos”, esclareceu Regina.
Ela salientou que a campanha do Maio Laranja precisa ser contínua e se apresenta como oportunidade única para fomentar um debate importante junto à população. A mobilização envolve a Secretaria Municipal de Promoção Social e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), CDCA (Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Conselho Tutelar.