Antigo espaço de lanchonete agora será sede da Banda Lira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O espaço da antiga ‘Lanchonete Park’, no Parque Juca Mulato, será a nova sede do Projeto Escola de Música mantido pela Banda Sinfônica Lira Itapirense.

O local, situado na Rua Rui Barbosa, em uma das extremidades do parque, perto do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), é de propriedade da Prefeitura e foi cedido para a instituição musical centenária.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

O projeto que autoriza a cessão foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal em sessão extraordinária ocorrida na sexta-feira, dia 17. A cessão será pelo prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado por iguais períodos.

Como contrapartida, a Banda Lira se compromete a manter as atividades em andamento com possibilidade de ampliação através de novas parcerias, bem como disponibilizar o espaço para realização de oficinas culturais e pequenos shows de artistas independentes da cidade.

Há também a previsão de que a instituição realize eventos quinzenais no Parque Juca Mulato, como concertos, ensaios abertos e apresentações de grupos próprios.

O espaço também poderá ser disponibilizado para eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, incluindo a infraestrutura de som, projetor, telão e cadeiras.

Para o maestro Maurício Perina, há mais de 20 anos na regência da Banda Lira e que empresta o nome ao Projeto Escola de Música, fundado por ele em 1999, a cessão do espaço abre um universo de novas possibilidades à instituição.

“É um ganho muito grande para a Banda Lira, que vai nos ajudar a organizar melhor nossas ações, em uma estrutura mais ampla, e que também vai permitir novas parcerias. Já temos vários planos para eventos e ações, e poderemos neste espaço interagir mais com outras linguagens artísticas”, comentou.

Maestro Maurício Perina comemora aprovação da parceria (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O maestro fez questão de agradecer a todos que participaram do processo. Ainda de acordo com ele, a atual sede, na Rua Comendador João Cintra, continuará funcionando com as atividades do Projeto Viva Música.

O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) lembrou que o imóvel no Parque Juca Mulato já estava desocupado há alguns meses e lembrou que vários empreendedores tentaram, sem sucesso, ocupar o espaço com atividades econômicas.

“Em várias oportunidades esse espaço foi disponibilizado para a iniciativa privada através de concorrência pública. Contudo, nos últimos tempos, nenhum dos cessionários logrou sucesso com o empreendimento e acabaram por desistir da cessão, deixando o prédio vazio”, disse na mensagem anexada ao projeto.

O presidente da Câmara Municipal, Luan Rostirolla (PRB), aproveitou a aprovação do projeto para elogiar o trabalho da Banda Sinfônica Lira Itapirense, uma das poucas instituições musicais com atividades ininterruptas há mais de 100 anos no país.

“É inegável a importância do trabalho social, cultural e artístico que essa tradicional e valorosa entidade centenária desenvolve no município”, concluiu. Segundo a direção da Banda Lira, o novo espaço já começou a ser adaptado para receber as atividades a partir das próximas semanas.