O prefeito Toninho Bellini (PSD) classificou as queimadas simultâneas que consumiram várias áreas de mata em Itapira na semana passada como atos criminosos orquestrados.
O posicionamento do chefe do Executivo foi exposto durante uma live de quase 18 minutos veiculada nas redes sociais, na manhã de sábado (24), quando ele visitou um dos locais mais atingidos pelo fogo, na região do Parque Santa Bárbara.
“Tivemos quatro pontos da cidade, à noite e ao mesmo tempo, que demandaram o atendimento do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil”, advertiu, ao fazer menção aos focos simultâneos na quinta-feira (22), que assolaram glebas próximas de Barão Ataliba Nogueira, Braz Cavenaghi e Morada do Sol, Santa Bárbara e Cercado Grande.
“O que nos deixa indignados é que nesses pontos, através do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, encontramos velas acesas, mostrando claramente que foi criminoso. Não podemos aceitar isso em hipótese alguma”, lamentou.
Bellini lembrou que pelo menos 35 cidades da região enfrentam problema semelhante com os incêndios, mas reiterou a completa revolta em razão da forma como os focos tiveram origem em Itapira . “Causa indignação durante à noite, no mesmo horário e no mesmo dia, encontrar uma chama que provocou esses incêndios criminosos em nossa cidade”, desabafou.
Além de reafirmar a total atenção concedida pela administração municipal ao meio ambiente e ao combate ao fogo, o chefe do Executivo advertiu que “não podemos aceitar que essas queimadas sejam de maneira criminosa”.
O prefeito deixou ainda uma mensagem à população, para que caso as pessoas notem movimentações suspeitas em qualquer área de mata, que imediatamente comuniquem Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou GCM (Guarda Civil Municipal), para evitar mais tragédias de cunho ambiental na cidade. “Conto com o apoio de vocês. Estamos de olhos abertos e espero que isso não se repita”, concluiu.