A Prefeitura de Itapira vai oferecer a gestão do Caami (Centro de Acolhimento de Animais de Itapira) à direção local da Uipa (União Internacional Protetora dos Animais).
A informação foi apurada pela reportagem do Itapira News e confirmada pelo vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB).
O assunto já vem sendo estudado pela administração municipal há algum tempo como forma de finalmente colocar para funcionar o espaço inaugurado no final de 2020. Caso a parceria se concretize, existe a possibilidade de que o Caami comece a funcionar até fevereiro.
Um ofício com a proposta seria enviado em dezembro à presidente da entidade, Lúcia Bellini, mas a administração resolveu manter contato direto com ela, o que deve acontecer nos próximos dias.
“Nossa intenção é fazer um convênio com a Uipa. Essa possibilidade já é prevista na própria lei do Caami, permitindo que o município firme convênio com alguma entidade para que gerencie o local. Ainda vamos sentar com a presidente da Uipa e com os colaboradores para chegar a um acordo e ver qual será a melhor maneira de realizar esse serviço”, comentou Fonseca.
- INTERESSE
A reportagem também manteve contato com a presidente da Uipa, Lúcia Bellini, que confirmou que existe total interesse da instituição em assumir a administração do Caami.
“temos interesse, sim, já que cuidamos dos animais de Itapira, não vejo nada que desabone cuidarmos do Caami. Aliás, ficaríamos extremamente chateadas se passassem para (alguma entidade de) outra cidade. Fazemos um trabalho digno e com todo o respeito que nossos animais merecem”, disse.
Ela frisou ainda que, de fato, não recebeu o ofício e que agora aguarda o contato direto da Prefeitura para tratar sobre o tema. Com a sinalização positiva da Uipa em assumir o serviço, Fonseca afirmou que a abertura do Caami deve acontecer em questão de semanas. “Acredito que ainda neste mês (de janeiro) ou no começo de fevereiro a gente consiga inaugurar o Caami”, cravou.
- EMPACADO
Construído ao lado do Almoxarifado Municipal, às margens da Rodovia SP-147 (Itapira-Lindoia), o Caami segue fechado desde sua inauguração, há quase quatro anos, sem jamais ter funcionado até o momento.
A atual gestão afirma que foram identificadas falhas que demandaram a necessidade de novas obras no espaço.
Após a realização dos ajustes, com trabalhos concluídos no primeiro trimestre de 2023, a administração disse que estudava as opções de gerenciamento do espaço.