publicidade

A Prefeitura de Itapira inaugurou na manhã desta sexta-feira (22) o CEI (Centro de Educação Infantil) ‘Professora Maria Doroty Cassimiro de Lima’, construída no bairro Flávio Zacchi.

A entrega marcou a conclusão de um processo de sete anos entre o início da construção e a efetiva inauguração da obra, erguida com recursos oriundos do governo estadual.

O atraso se deu em razão de duas rescisões de contratos com empreiteiras que não cumpriram com os acordos assinados junto ao município.

O prefeito Toninho Bellini (PSD) afirmou que, desde que assumiu a administração em janeiro deste ano, colocou como prioridade a conclusão da obra. O CEI entra em funcionamento no ano que vem.

“Precisamos investir na Educação para deixar um legado para nossas crianças. Esse é um dos compromissos de nossa gestão, assim como foi das outras duas vezes. A Dona Doroty, patrona dessa escola, nos deu um exemplo do que é deixar um legado para a população e merecidamente hoje recebe essa homenagem”, discursou o prefeito.

  • HOMENAGEM

A unidade homenageia a professora Maria Doroty Cassimiro de Lima, que atuou em Itapira de 1979 a 1995. Mineira de Careaçú nasceu em 28 de julho de 1948 e veio para Itapira em 1961.

Aqui, se casou 1970 com o itapirense Salvador Gilberto de Lima e desta união nasceram os filhos Anderson Cassimiro de Lima, atual delegado titular; Rafael Lima, que atua como oficial de Justiça em Serra Negra (SP) e o ex-vereador e dentista Maurício Cassimiro de Lima.

Dr. Anderson discursou em nome dos irmãos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Todos eles participaram da cerimônia de inauguração. Em 1979, a professora Doroty iniciou a docência em Itapira na escola da Fazenda Bom Retiro e depois na escola Caetano Munhoz.

Depois foi convidada para assumir a vice-direção da recém-construída Escola Benedito Flores de Azevedo, onde assumiu, posteriormente, a direção e trabalhou até seus últimos dias de vida. Faleceu em 1995 aos 47 anos.

“É difícil traduzir em palavras o que estamos sentindo. Nossa mãe dedicou a vida à família e à profissão e ver o nome dela vinculado à educação é um presente para nós. É acreditando em um futuro melhor para nossa população que aposto na valorização da educação. As grandes mudanças começam na sala de aula”, disse o filho Anderson, emocionado.

  • ESTRUTURA

Situado à Rua Nicanor Pires de Oliveira, s/n, no Bairro Flávio Zacchi, o CEI tem seis salas de aula com capacidade de atendimento para 142 crianças de quatro grupos diferentes: uma sala de B1 com 14 crianças; uma sala de B2 com 24 crianças, duas salas de G1 com 25 crianças em cada; e duas salas de G2 com 27 crianças em cada.

A estrutura do local conta também com brinquedoteca e sala de uso múltiplo para as professoras possam organizar e planejar atividades que auxiliam no desenvolvimento das crianças atendidas, além de refeitório, banheiros com acessibilidade e parquinho.

O valor total da obra foi R$ 2.107.696,20 e o repasse da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo foi de R$ 1.801.009,69. A presença do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, havia sido confirmada pela Prefeitura, mas ele cancelou a participação.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui