Rua começou a ser pavimentada no sábado, mas obra foi paralisada após protestos (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

A Prefeitura de Itapira afirmou que irá fazer uma nova pesquisa junto aos moradores da Rua Presidente Kennedy, na Vila Kennedy – popularmente conhecida como ‘Tola Cavalo’, a respeito da aplicação de asfalto sobre a via.

A obra iniciada na manhã do sábado (23) foi paralisada após protestos dos residentes, que questionam os motivos e a real necessidade do recapeamento.

Um grupo se reuniu diante dos caminhões e maquinários e conseguiu impedir o avanço dos trabalhos.

O principal argumento é de que o local é uma baixada que já sofre com alagamentos durante chuvas fortes e que a situação somente não é pior justamente em razão da permeabilidade do calçamento atual, que contribui na absorção da água.

Além disso, a existência de várias minas d’água no trecho também são apontadas, com questionamentos a respeito dos impactos ambientais da obra.

Moradores conseguiram pausar obras no Tola Cavalo (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Membros da administração informaram que uma pesquisa prévia já foi realizada, por telefone, obtendo 70% de aceitação do asfalto na rua, mas muitos moradores negam ter sido consultados.

Questionada, a Prefeitura não respondeu sobre em qual período a suposta enquete foi realizada, qual método foi utilizado, quantas pessoas foram ouvidas e quantas se mostraram contrárias e fatoráveis.

A assessoria também não deu detalhes sobre quais critérios estão sendo utilizados pela Prefeitura para definir quais vias públicas receberão recapeamento asfáltico.

  • PRESENCIAL

Segundo o secretário municipal de Obras, Antônio Carlos Andrigo Ferreira, a pesquisa agora será presencial e deverá ocorrer ainda nesta semana. O secretário, porém, elevou o percentual da suposta aprovação informada anteriormente.

“Antes de continuarmos com a obra vamos fazer uma pesquisa casa a casa. Por telefone já tínhamos a confirmação que 80% das pessoas aprovaram a obra. Porém, agora vamos realizar a pesquisa por escrito”, detalhou.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui