A Prefeitura de Itapira iniciou uma nova operação de limpeza na área abandonada da antiga empresa Aergi, que fica entre as ruas do Cubatão, Silvio Galizoni e Milico, na região do bairro Cubatão.
A ação começou na manhã desta terça-feira (9) e envolve equipes de várias secretarias municipais, com conclusão prevista até sexta-feira (12).
Além da limpeza do mato e retirada de entulhos da área, a operação também inclui a chamada ‘abordagem social’ às pessoas em situação de rua que costumam ficar no local e nas imediações – como debaixo da ponte da Rua Embaixador Pedro de Toledo.
O vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB) acompanhou o início dos trabalhos e conversou com a reportagem do Itapira News.
“É uma nova faxina nessa área. Os moradores das redondezas têm reclamado muito da presença constante de moradores de rua e pessoas em atitudes suspeitas, então reunimos um mutirão para fazer uma nova limpeza geral”, disse.
De acordo com ele, os serviços serão contabilizados e uma nova cobrança será emitida ao proprietário da área que já acumula milhões de reais em dívidas com o município.
Em 2022, após autorização judicial, a Prefeitura demoliu os antigos galpões industriais e, depois, fez a primeira operação de limpeza na área.
Nesta nova ação, o serviço inclui equipes das secretarias de Saúde, Promoção Social, Serviços Públicos, Fazenda e Agricultura e Meio Ambiente, bem como a GCM (Guarda Civil Municipal).
A operação também prevê a supressão de algumas árvores às margens do Ribeirão da Penha e remoção de manilhas do Saae (Serviço Autônono de Água e Esgoto) que estavam depositadas no local.