As secretarias municipais de Educação e de Saúde de Itapira firmaram uma parceria para estabelecer protocolos de encaminhamento de alunos das creches municipais para atendimento fonoaudiológico.
O objetivo é melhorar o desenvolvimento da fala, escuta, compreensão e socialização dos alunos que frequentam os CEIs (Centros de Educação Infantil (CEIs), com idades entre 0 e 4 anos, para atendimento fonoaudiológico.
Pelo protocolo, os professores deverão notificar os casos para a coordenadora de Educação Especial, Rosana Alvarenga, que, junto à supervisão de Educação Infantil, avaliará a gravidade dos casos e fará os encaminhamentos necessários.
Estiveram presentes na reunião autoridades das secretarias de Educação e Saúde, além de fonoaudiólogas da rede (Divulgação)As consultas serão realizadas mensamente na UBS (Unidade Básica de Saúde) Central, onde fonoaudiólogas orientarão pais e responsáveis sobre exercícios para serem feitos em casa.
A parceria também inclui diálogo constante entre professores, gestores e fonoaudiólogas, além de rodas de conversa e orientações específicas para os pais. A reunião de alinhamento contou com a participação de representantes das secretarias de Educação e Saúde, além de fonoaudiólogas da rede.