A natureza dos recorrentes danos provocados na fonte da Praça ‘Acyl Peres’, no bairro Penha do Rio do Peixe, leva a Prefeitura de Itapira crer até mesmo em uma possível ação orquestrada para impedir o funcionamento do equipamento.
A estrutura do espaço público já contabiliza duas ocorrências de vandalização em um período de pouco mais de 10 dias. A última delas registrada provavelmente na noite de domingo (23) ou madrugada de segunda-feira (24).
“Pela natureza do dano, você nota que não é algo provocado por vândalo ou morador em situação de rua. É de uma pessoa que foi com a má intenção de estragar e causar prejuízo para que a fonte pare de funcionar”, classificou o vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB).
Na depredação mais recente, o encanamento que alimenta a fonte foi danificado, o que provocou vazamento de água. Além disso, a boia da estrutura foi furtada.
Alguns dias antes, em 12 de junho, os estragos foram bem maiores, com pichação do monumento e furto de cabos elétricos, filtros e da boia. A ação criminosa ocorreu pouco tempo depois do espaço ter sido revitalizado pela SEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).
“A reforma e o funcionamento da fonte parece que está incomodando muita gente”, lamentou Fonseca, que não descarta uma atitude com viés político, em razão de 2024 ser ano de eleição municipal. “Ainda mais porque o espaço revitalizado está resultando em bem à população, que está usufruindo dele”, salientou.
Para tentar evitar novas ocorrências no local, o vice-prefeito confirmou que o setor de inteligência da GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionado para estudar a viabilidade da instalação de câmeras de segurança em todo perímetro da praça.
“Esse ambiente será monitorado de forma preventiva”, disse, adiantando que um patrulhamento mais ostensivo na área também já foi solicitado ao comando da corporação.