Reunião no Gabinete discutiu questão dos fogos no fim de ano (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Prefeitura está discutindo ações para intensificar a fiscalização e coibir a soltura de fogos de artifício com estampido em Itapira durante as festividades do fim do ano.

Uma reunião na manhã da última quinta-feira (12) colocou o assunto em pauta junto a representantes de diversos órgãos ligados à administração municipal –incluindo a GCM (Guarda Civil Municipal), além da Polícia Militar.

Durante o encontro, “foram definidas estratégias de autuação dos infratores que soltarem fogos de artifício com estampido durante as comemorações de Natal e Virada de Ano”, conforme destaca a Prefeitura em nota enviada ao Itapira News.

Ainda segundo a administração, para inibir a ação de infratores foi definido um sistema de recebimento de denúncias que pretende agilizar a autuação.

“A própria população, sob condição de anonimato, poderá enviar fotos e vídeos para uma linha especial de WhatsApp vinculada ao telefone do Departamento de Fiscalização de Postura. Com as imagens, os fiscais poderão localizar mais facilmente os autores e aplicarem as devidas advertências e penalidades, que podem chegar à multa de R$ 1.504,07”, informa o texto.

Além do prefeito José Natalino Paganini (PSDB), participaram do encontro o comandante da Polícia Militar de Itapira, Capitão Fábio José Vieira Santos, o comandante da Guarda Civil Municipal, César Martucci, o coordenador da Defesa Civil, Romeu Job Souza, o responsável pelo Departamento de Fiscalização de Postura, Marcelo Vieira, o chefe da Patrulha Ambiental, Rogério Oliveira, além da assessora do Gabinete, Estercita Belluomini, e da vereadora Marisol Raposo, autora da proposta que deu origem à lei municipal que vetou os fogos com estampido em Itapira.

A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e também a Defesa Civil também serão canais de denúncias. As denúncias com fotos e vídeos podem ser feitas no Departamento de Fiscalização de Postura pelo telefone 3863-4610, que funcionará também como WhatsApp a partir da próxima semana, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo site www.itapira.sp.gov.br/sac. Os outros canais de apoio são: Polícia Militar – 190, Guarda Civil Municipal – 153/ 3863-4785 e 0800-7719-153 e Defesa Civil – 199 ou 3863-2705.