Reunião envolveu dirigentes de diversos setores da municipalidade (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Uma reunião entre representantes de diversos setores da Prefeitura, juntamente do prefeito José Natalino Paganini (PSDB), discutiu na última semana estratégias para coibir de forma mais eficiente o descarte irregular de entulho vegetal – prática comum verificada em diversos pontos da cidade.

O encontro teve a presença de dirigentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal. Durante a reunião ocorrida na semana passada foram discutidas medidas para uma fiscalização mais rígida e consequente punição aos infratores.

“Existe um cronograma de retirada de entulhos vegetais e toda a logística da Prefeitura para a execução desse serviço é baseada nesse cronograma. Houve uma ampla divulgação, inclusive com entrega do calendário casa a casa, e mesmo assim algumas pessoas não estão cumprindo o estabelecido”, lamenta Paganini.

De acordo com ele, a ação fiscalizatória será permanente com foco na identificação e punição dos responsáveis por descarte irregular de entulhos vegetais fora do prazo estipulado no cronograma de retirada.

Segundo a Prefeitura, para a criação da programação de retirada, a área urbana da cidade foi dividida em sete setores. Cada um deles é visitado uma vez a cada sete semanas e a população deve depositar na calçada, sempre no sábado e no domingo anteriores ao início do cronograma naquele setor, os entulhos vegetais (sofás, colchões, podas de árvores, madeiras, armários, etc).

Ao longo da semana, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos faz a remoção e destinação correta de todo o material. “As pessoas não estão acompanhando esse cronograma e estão colocando o material na rua de forma desordenada e fora do prazo. Estamos intensificando a divulgação das datas corretas e, em seguida, faremos a fiscalização com autuação e aplicação de multa dos casos irregulares”, enfatiza o prefeito.

Os bairros Barão Ataliba Nogueira, Eleutério, Ponte Nova e também a Zona Rural são atendidos através de registro no SAC da Prefeitura pelo telefone 156, pelo site www.itapira.sp.gov.br/sac ou pelo aplicativo Itapira Oficial. Eles não entraram no cronograma devido à demanda menor.

Vale lembrar que a Prefeitura não retira entulhos de construção civil. Nestes casos, o responsável pela obra deve fazer a contratação de serviços especializados para limpeza. Depósitos irregulares em calçadas e vias públicas também são fiscalizados com autuação e aplicação de multa. O cronograma pode ser consultado em: https://tinyurl.com/yy6juasr.