Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Luis Eduardo Franco/TV Globo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Cidades se unem em solidariedade a moradores de Mariana (Reprodução/TV Globo)
Cidades se unem em solidariedade a moradores de Mariana (Reprodução/TV Globo)
Publicidade - Anuncie aqui

As prefeituras de Itapira e Mogi Guaçu anunciaram ações de arrecadação de água potável e de produtos de higiene e de limpeza para as vítimas da tragédia ocasionada pela ruptura de duas barragens na cidade de Mariana (MG).

Os incidentes aconteceram na tarde da última quinta-feira (5), no Distrito de Bento Rodrigues, área rural da cidade. Duas barragens que serviam a uma mineradora estouraram e a água, carregando muita lama e resíduos sólidos invadiram o distrito, deixando um rastro de destruição e fazendo muitas vítimas. Em Itapira, os pontos de arrecadação estão instalados nas sedes da Defesa Civil, da GCM (Guarda Civil Municipal), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundo Social de Solidariedade.

Em Mogi Guaçu, a doações devem ser encaminhadas à sede da Defesa Civil. Os endereços dos pontos de arrecadação estão listados abaixo. Podem ser doados garrafas e galões d’água, sabonetes, escovas de dentes e cremes dentais, shampoos e toalhas, por exemplo, além de materiais utilizados na limpeza em geral, com vassouras, rodos, guardanapos, panos, detergente, sabão líquido, em pedra e em pó, desinfetantes, entre outros itens.

O município de Mariana, na região central de Minas Gerais, fica a 90 quilômetros de Belo Horizonte e pertence à microrregião de Ouro Preto. O distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, que ocupam 200 imóveis. Toda a área do distrito foi atingida pela inundação provocada pelo rompimento da barragem do Fundão, em que a empresa Samarco armazena rejeitos de mineração.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO

  • Itapira

Defesa Civil – Rua Benedita Leme Ramos, 77 – Vila IzauraFundo Social de Solidariedade – Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, 240 – CentroGuarda Civil Municipal – Rua Almirante Barroso, 232 – Jardim MagaliSecretaria Municipal de Cultura e Turismo – Rua Rui Barbosa, 750 – Centro

  • Mogi Guaçu

Defesa Civil – Rua Júlia Caporalli Coelho, 195 – Jardim América.

Publicidade - Anuncie aqui