Trabalho de dragagem já está em andamento perto da captação (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

Começaram no início deste mês as obras de desassoreamento do leito do Ribeirão da Penha, rio responsável pelo abastecimento de água em Itapira.

O trabalho coordenado pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) acontece por meio do sistema de dragagem, realizado por uma empresa especializada e contratada pelo município.

Segundo a autarquia, a operação “faz parte de um pacote de medidas para evitar uma possível crise hídrica com a falta de chuvas”.

O trabalho resulta na remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo do rio com o objetivo de melhorar o escoamento de água.

“Para a realização desse trabalho foi necessário obter licença de intervenção no Ribeirão da Penha junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Somente após essa autorização é que iniciamos essa melhoria”, disse o presidente do Saae, Carlos Vitório Boretti de Ornellas.

De acordo com ele, o desassoreamento será executado em uma extensão de 1.500 metros a contar da Estação de Captação de Água localizada na Avenida dos Italianos. A previsão é que o trabalho seja concluído em até cinco meses.

Ainda segundo o Saae, o Ribeirão da Penha vem mantendo um volume estável, com nível monitorado diariamente. “Por enquanto está descartada a necessidade de racionamento, mas é importante que a população faça uso consciente e racional da água”, destaca nota da Prefeitura.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui