publicidade - anuncie aqui

Um problema na rede externa de energia elétrica que alimenta o Hospital Municipal de Itapira obrigou a Secretaria Municipal de Saúde, de maneira preventiva e temporária, a remanejar exames de Raio-X e tomografia para a Santa Casa de Misericórdia.

A falha foi identificada quinta-feira (11), no ramal de entrada subterrâneo da subestação da unidade médica.

O setor de engenharia elétrica da Secretaria Municipal de Obras foi acionado e contou com o auxílio da CPFL Paulista e uma empresa terceirizada para identificar e executar os reparos.

O serviço foi concluído no sábado (13), quando o Raio-X voltou a funcionar no HM. Já os exames de imagem da tomografia continuam remanejados à Santa Casa, até que o equipamento seja vistoriado pelo técnico da empresa que dá manutenção.

Durante o período de instabilidade da energia, o Hospital Municipal operou com a retaguarda de dois geradores, mais dois aparelhos reservas. Até mesmo os telefones acabaram sendo afetados pelo problema.

“A tomografia optamos por não arriscar, porque é um aparelho muito sensível e qualquer variação de voltagem pode queimar a ampola, que custa praticamente de 70% a 80% o valor do aparelho”, explicou o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira, ao justificar a manutenção dos exames na Santa Casa.

Apesar do uso de geradores, a estratégia foi estabelecer uma margem de segurança para evitar qualquer tipo de avaria no tomógrafo. “Até a CPFL regularizar todo o problema, optamos por encaminhar para a Santa Casa. Da mesma forma que quando ela (Santa Casa) tem necessidade, encaminha para a gente aqui (no HM)”, detalhou Vieira.

O técnico da empresa que dá manutenção ao equipamento foi acionado para uma avaliação mais minuciosa. A liberação deve acontecer pelos próximos dias e segundo a Prefeitura, não houve qualquer tipo de prejuízo aos pacientes em razão do remanejamento do local dos exames.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui