Givanildo Santos da Silva é docente da área de Gestão e Negócios do Senac Itapira (Divulgação)

Muitos negócios, principalmente nas áreas farmacêuticas, de alimentação, aplicativos de entregas e tecnologia, decolaram durante a pandemia.

A sociedade viu também, que o mercado digital – que já vinha crescendo nos últimos anos – acabou sendo impulsionado pela pandemia, e que o uso de plataformas de e-commerce cresceu de forma exponencial.

Segundo pesquisa realizada pela Neotrust, a partir de dados de compras no e-commerce brasileiro, o primeiro trimestre de 2021 registrou um crescimento de 57,4% nas vendas on-line em comparação com o mesmo período de 2020.

Ao todo, foram realizadas 78,5 milhões de compras on-line apenas nos primeiros três meses deste ano. Esta quantidade resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões, alta de 72,2% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

“Diante desse cenário, empreender no mundo digital acabou impulsionando muitas pessoas a tirar antigas ideias do papel. No entanto, não basta apenas querer iniciar um negócio, é preciso estar preparado para as exigências do mercado”, afirma Givanildo Santos da Silva, docente da área de gestão e negócios do Senac Itapira.

Pensando em ajudar novos empreendedores a buscar estratégias para desenvolvimento de suas ideias o docente preparou uma lista de 10 itens:

  1. Identifique o mercado em que pretenda atuar e estabeleça metas, seja de curto, médio e longo prazo;
  2. Faça um planejamento de ações necessárias para que possa sustentar sua ideia;
  3. Busque conhecimento por meio de cursos e se especialize na área em que pretende atuar;
  4. Tenha controle de todas as operações usando um sistema de gestão;
  5. Explore as mídias digitais, divulgue seus produtos e serviços;
  6. Acompanhe os indicadores econômicos e as tendências de mercado;
  7. Monte sua rede de contatos e procure conhecer suas estratégias;
  8. Se errar, aprenda com seus erros e procure aprender também com os erros dos outros;
  9. Seja disciplinado e mantenha a organização em suas tarefas;
  10. Por fim, tenha equilíbrio emocional para lidar com situações adversas.

Givanildo ressalta que entender o ambiente digital e estar qualificado para empreender são passos importantes para o sucesso.

Quem quiser estudar um pouco mais antes de iniciar um negócio ou aprender mais para investir em seu negócio já existente, o Senac Itapira está com inscrições abertas para os cursos de ‘Empreendedor em Pequenos Negócios’, ‘Técnico em Administração’, ‘Técnico em Finanças’ e ‘Técnico em Recursos Humanos’.

Vale ressaltar que o Senac São Paulo reforçou seu compromisso social e está com uma campanha para ampliar o acesso aos cursos técnicos oferecendo parcelas fixas mensais de R$ 99.

Para mais informações e inscrições, acesse o portal: www.sp.senac.br/itapira. Acompanhe também todas as novidades nas redes sociais @senacitapira. A unidade fica na Praça Bernardino de Campos, 150, no Centro. Mais informações no site
www.sp.senac.br/itapira.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui