Orlando Dini participou da formação de várias gerações (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A escola estadual em construção no Loteamento José Tonolli poderá receber a denominação de ‘Professor Orlando Dini’. Ex-servidor público municipal, ele faleceu em 28 de dezembro de 2016, aos 92 anos.

Além de lecionar por muitos anos, Orlando Dini também foi vereador – tendo presidido a Câmara Municipal – e ex-vice-prefeito na gestão de David Moro Filho entre 1983 e 1988.

O projeto que oficializa a denominação de Professor Orlando Dini à unidade escolar deu entrada neste mês na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A autoria é do líder do Governo na Casa, deputado José Antônio Barros Munhoz (PSDB).

O texto, porém, somente pode ser aprovado após a conclusão do prédio – período estimado em aproximadamente meses. Orlando Dini lecionou e trabalhou em funções administrativas por muitos anos em diversas escolas de Itapira, como Elvira Santos de Oliveira, Júlio Mesquita, João Simões, Antonio Caio e na Escola Técnica do Comércio.

Também passou por grupos escolares em Águas de Lindoia e Artur Nogueira. Eleito vereador por quatro mandatos, foi o redator da Lei Orgânica do Município de Itapira (LOMI). Por muitos anos atuou como servidor da Prefeitura Municipal.

No esporte, foi incentivador do futebol itapirense, sendo secretário e treinador da Sociedade Esportiva Itapirense, além de fundador e técnico de equipes infantis e juvenis da cidade.

A escola em construção no José Tonolli receberá investimentos na ordem de R$ 5 milhões. A unidade terá 10 salas em estrutura pré-moldada de concreto, distribuída em quase três mil metros quadrados de área construída, e capacidade para atender até mil alunos de 6º a 9º ano.