Na última semana, profissionais da área de saúde mental de Itapira participaram de uma palestra promovida pelo curso de Psicologia do Centro Universitário de Jaguariúna – Unifaj.
O evento foi uma oportunidade para alunos do segundo e sexto semestres do curso de Psicologia conhecerem de perto a prática diária dos profissionais que atuam diretamente na saúde mental do município.
O encontro, que ocorreu no campus da Unifaj, contou com a participação de especialistas da Rede de Atenção Psicossocial de Itapira, que discutiram os desafios e as práticas no ambulatório de saúde mental infantil e juvenil da cidade.
Os profissionais que compartilharam suas experiências com os alunos foram: Princia Lanzoni, psicóloga e interlocutora da rede; Júlia De Fátima Lorenci Zanqueta, psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Itapira e Jéssica Beatriz Seródio Miras, assistente social com experiência no Hospital Municipal de Itapira e atualmente atuando na rede de saúde de Campinas.
O tema da palestra, ‘Atuação no Ambulatório de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Itapira: Desafios e Práticas’ abordou as particularidades do atendimento psicossocial para crianças e adolescentes em Itapira, destacando a importância da integração de equipes multiprofissionais e os desafios enfrentados no dia a dia.
Durante o evento, as profissionais compartilharam casos e situações vivenciadas no município, discutindo estratégias de intervenção e os resultados alcançados.
A palestra foi mediada pelo psicólogo Victor Hugo Vilaronga, especialista que atua no Hospital Municipal de Itapira e que também é professor de Políticas Públicas do curso de Psicologia da Unifaj.
A coordenadora do curso, Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius, também esteve presente, enfatizando a importância dessa troca de experiências para a formação dos futuros psicólogos.