Ana Alice, Dênis, Vânia e Pricyele, agora, devidamente vacinados (Paulo Bellini/ItapiraNews)

A vacinação para novos grupos de profissionais de saúde começou na manhã desta terça-feira (23) em Itapira e foi marcada pelos sentimentos de esperança e alívio externados pelas pessoas atendidas na nova fase.

Até quinta-feira (25), a imunização vai abranger psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, fonoaudiólogos e assistentes sociais que atuam em serviços de saúde e/ou na linha de frente do combate à pandemia.

A psicóloga Pricyele Stringuetti, 26, que atende crianças autistas, foi logo pela manhã tomar a dose e falou sobre a sensação em finalmente poder ser vacinada.

“Sinto-me muito aliviada e esperançosa, principalmente por conta do meu trabalho, por lidar com pacientes que também de certa forma estão no grupo de risco, são crianças com deficiência, então é um conforto pra mim e também pros meus pacientes”, considerou.

A terapeuta ocupacional Ana Alice Camargo Prudêncio do Nascimento, 34, também falou em alívio. “Desde o começo da pandemia estou tendo contato direto com os pacientes, é um tempo que para eles é primordial, então realmente com a terapia não dá pra parar”, destacou a profissional que atende tanto crianças quanto adultos e até idosos.

Nova etapa abrange mais profissionais da área da saúde (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Meu paciente mais velho tem 84 anos”, enfatizou. Outra psicóloga, Vânia Maria Perez, 64, disse ter se sentido emocionada. “Fiquei muito emocionada por finalmente ter sido vacinada, desde o começo da pandemia tenho contato direto com meus pacientes, na rede privada tenho pacientes mais idosos e na rede pública são adolescentes com deficiência que vivem em residências inclusivas”, destacou.

Já o educador físico Dênis José Ferreira, de 38 anos, falou que seu sentimento é de esperança. “É uma esperança ser vacinado, é algo que todos os brasileiros desejam no momento. Desde o começo da pandemia tenho contato direto com os pacientes porque trabalho na linha de frente dentro do hospital, os pacientes que chegam da rua passam com a gente”.

  • ETAPA

A vacinação desses grupos acontece até quinta-feira sempre das 8h00 às 16h00 no Parque Juca Mulato. O posto funciona na sede da Banda Lira, na antiga lanchonete próxima ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

É necessário apresentar CPF e Cartão SUS atualizado, além da documentação específica exigida para cada área (disponível neste link). É recomendado que o pré-cadastro seja feito para agilizar o atendimento, que até então, segue de maneira tranquila.

  • IDOSOS

Segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde também já está se organizando para a vacinação de idosos de 80 a 84 anos, cujo calendário do Governo do Estado de São Paulo prevê início no dia 1° de março.

De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Itapira, Josemary Apolinário, “o objetivo da vacinação dos profissionais de saúde é evitar que eles adoeçam e deixem de atender, enquanto o objetivo de vacinar os idosos é que eles próprios não adoeçam”.

Publicidade - Anuncie aqui