Programa de Aids completa 25 anos em Itapira

Auditório ficou lotado durante explanações (Diuvlgação)
Auditório ficou lotado durante explanações (Diuvlgação)

Em um evento marcado principalmente pela emoção, a Secretaria Municipal de Saúde, através de sua Divisão de Vigilância Epidemiológica, realizou na tarde de quarta-feira (27), no anfiteatro da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente/Guarda Mirim), a comemoração dos 25 anos de existência do Programa de Aids no município.

Contando com a presença do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e da secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, a programação apresentou palestras dos médicos Carlos Humberto Rezende Póvoa e Maria Edith Ribeiro e o depoimento de um dos participantes do Programa, para 120 profissionais da saúde pública itapirense.

Na sua palestra, o médico Carlos Humberto lembrou, em certos momentos até emocionado, os anos de luta contra a doença, desde os primeiros casos confirmados em Itapira. Já a médica Maria Edith abordou dados estatísticos da Aids ao longo dos anos, através de números e gráficos. O integrante do Programa discorreu sobre o atendimento que sempre teve da equipe desde a descoberta como portador do vírus HIV, a discriminação que sofreu devido ao desconhecimento da doença na época, o processo de superação e o apoio que recebeu dos familiares e profissionais da Vigilância.

“Foram 25 anos de muita dedicação dos profissionais de saúde que estão sendo lembrados com muito respeito e admiração, sendo esta uma comemoração extremamente justa e perfeita para as equipes da Vigilância e do Hospital Municipal”, destacou o prefeito.

“Ficam o nosso reconhecimento e a nossa gratidão a todos àqueles que se envolveram nessa luta contra a Aids em Itapira, especialmente a dois profissionais que serão sempre lembrados: O Dr. Isamu Ito, já aposentado, e o biomédico José Paulo Scholz, falecido, dois nomes que marcaram, com esforço e competência, o atendimento aos pacientes”, acrescentou Rosa Iamarino. A homenagem aos 25 anos do programa de Aids em Itapira faz parte da Campanha Fique Sabendo 2013.

Paganini marcou presença, ao lado de dirigentes da área de Saúde em Itapira (Divulgação)
Paganini marcou presença, ao lado de dirigentes da área de Saúde em Itapira (Divulgação)