Programa foi iniciado na semana passada com palestras em três unidades escolares da cidade (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira iniciou na última terça-feira (2) o ciclo de palestras nas escolas municipais que fazem parte do programa de prevenção à criminalidade violenta ‘Ronda Guardiã da Cidadania’.

O projeto foi regulamentado pela Lei Municipal n° 6.242, de 13 de março de 2023, e promulgado pelo prefeito Toninho Bellini (PSD). As palestras nas escolas são voltadas para alunos e também para pais e responsáveis.

A primeira palestra foi no CEI (Centro de Educação Infantil) ‘Hélio Pegorari’, no bairro Jardim Raquel. A comandante da GCM, Patrícia Zacarioto, esteve presente junto com integrantes da corporação.

Na quinta (4) e na sexta-feira (5), a preleção foi na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘João Simões’. Até agosto, as palestras passarão por todas as unidades educacionais da cidade.

Os pais e responsáveis receberam informações sobre como são realizadas as rondas escolares, sobre o sistema de monitoramento inteligente de câmeras e alarmes, sobre o aplicativo de emergência e outros temas pertinentes.

Além disso, também foi enfatizada a importância das regras para convivência em sociedade e houve o alerta para uso de smartphones sem o devido monitoramento.

GCM conduz eventos nas escolas e creches (Divulgação)

Voltado para o desenvolvimento de ações junto a grupos vulneráveis (mulheres, idosos, crianças e adolescentes), o Guardiã da Cidadania trabalha com cinco eixos: Prevenção da violência decorrente do uso e/ou abuso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas; Prevenção da Violência Doméstica, em especial contra a Mulher e Idosos; Prevenção de Acidentes no trânsito; Preservação do patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município; e Cultura de Paz, regras de convivência social.

O programa foi estabelecido em consonância com o programa do Governo Federal. Através dele, haverá qualificação dos Guardas Civis Municipais e o recrutamento com parâmetros previamente estabelecidos para a formação do Grupo Especializado de Atendimento, compreendido pela ‘Ronda Guardiã Maria da Penha’ – voltada para o atendimento prioritário das ocorrências envolvendo mulheres e idosos – e a Ronda Escolar – cujo atendimento prioritário é de crianças e adolescentes, somando quatro guarnições.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui