Atividade aconteceu no sábado na Escola Heitor Soares (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O Dia da Árvore foi marcado por uma ação socioambiental realizada nas dependências da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Heitor Soares’, em Itapira.

A data celebrada no sábado (21) mobilizou alunos e seus familiares junto à equipe do Projeto Conscientizar e Agir, desenvolvido na própria unidade.

A atividade começou com uma acolhida musical e seguiu com a exibição de um vídeo sobre a importância do meio ambiente e sua preservação, além de temas como plantação e cuidados com hortas.

A programação que envolveu crianças do 1º ao 5º ano, com idades entre seis e 10 anos, ainda incluiu a plantação de um Ipê Branco na escola – que será cuidado pelos próprios estudantes, bem com uma divertida gincana e lanche.

Projeto reúne equipe técnica e voluntários (Divulgação)

Realizado de maneira voluntária por seus integrantes, o Projeto Conscientizar e Agir tem como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares. “E visa levar à educação todos os temas que a grade curricular não oferece. Trabalhamos crianças e adolescente, resgatando valores”, comenta a assistente social Marisa Franco Gerolin, que idealizou o projeto sob a orientação do psicólogo Abílio Coradi Filho.

A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, estudante de psicologia e agrônomo. O projeto surgiu diante da percepção de que os adolescentes vivem em conflito com suas identidades.

“Por acompanhar um grupo de adolescentes, identifiquei a necessidade de algumas orientações para lidarem com os conflitos da saída da infância e início da adolescência. Esse evento buscou fortalecer os vínculos entre escola, pais e alunos por meio de dinâmicas aplicadas pelos técnicos, plantio da segunda horta, sendo que a primeira os alunos plantaram, acompanharam o processo de cuidados, colheram e puderam se alimentar na escola”, frisa Marisa.

Crianças plantaram árvore e também vão cuidar de nova horta (Divulgação)