Três garotas do projeto social ‘Conquistando Seu Sonho’, que oferece treinos gratuitos de futebol para meninas em Itapira, foram aprovadas na seleção do futebol de base feminino do Corinthians.
Kemily Lavínnia Sousa Silva, de 11 anos; Brenda Alves Pedroso Lara, de 8 anos; e Sarah Gabriela Vicente Sechinato Rosa, de 11 anos, participaram da avaliação entre os dias 9 e 11 de dezembro e foram escolhidas para compor o elenco da categoria sub-12 do time paulista.
Brenda e Kemily são naturais de Itapira e começaram no projeto no segundo semestre de 2023. Já Sarah, residente em Mogi Mirim (SP), desloca-se para Itapira duas vezes por semana desde maio deste ano para os treinos.
A partir do ano que vem, as três meninas passarão a integrar o time em campeonatos e amistosos, mas continuarão a treinar com o projeto social em Itapira.
“Por enquanto, nenhuma delas vai se mudar para São Paulo. A ideia é que, nas semanas de jogos, elas treinem com o time, mas, enquanto isso, seguirão treinando aqui com a gente”, explicou o treinador Carlos Henrique Cardozo.
Fundado em outubro de 2022, o projeto foi criado por Carlos e sua irmã Juliana Cardozo, conhecida como Jujuba, que atua profissionalmente na Espanha e é madrinha do projeto. Juliana também faz parte da equipe técnica, que inclui ainda os professores Mayara Sousa, Tainara dos Santos Carvalho e Jedão Oliveira Novaes.
“A minha avaliação sobre essas meninas que passaram nessa seleção do Corinthians é a melhor possível, porque a gente vê aonde o projeto está alcançando: levar essas meninas a um clube que é referência no futebol feminino no Brasil e na América Latina. A gente vê que essas meninas têm potencial para voos mais altos, e hoje começam na categoria sub-12, mas podem progredir em breve”, acrescenta Carlos.
O projeto conta atualmente com 45 meninas, com idades entre cinco e 18 anos. A mais nova é Kethelyn Souza Silva, de cinco anos, que participa dos treinos junto com sua irmã mais velha, Kemily, uma das selecionadas pelo Corinthians.
Os treinos ocorrem às quintas-feiras, das 19h30 às 21h00, em uma quadra de areia no bairro Alonso Carmona, e aos sábados, das 9h00 às 11h30, em um campo próximo ao Ginásio de Esportes ‘José Bonifácio Coutinho Nogueira’.
“Graças a Deus, o projeto, com mais de dois anos, vem buscando melhorar e dar oportunidades para as meninas que querem seguir uma carreira profissional. E não é só isso: é também uma ação social, tirando as meninas de caminhos errados e de ocupações que não agregam nada. Sendo um projeto gratuito, qualquer menina pode se inscrever e participar”, completa Carlos.
Os interessados em conhecer, participar ou contribuir com o projeto podem entrar em contato pelo número (19) 9.9621-9638, também é possível acompanhar a página oficial no Instagram.