‘Senhora dos Afogados’ foi o texto escolhido para o exercício-espetáculo de finalização do Módulo II da Oficina de Iniciação Teatral do Projeto Garagem Arte e Cultura.
As apresentações ocorrem neste sábado (29) e domingo (30), com sessões gratuitas às 17h00 e 20h00 em cada dia. A retirada de ingressos fica liberada 30 minutos antes de cada exibição.
Inspirado na tragédia Oresteia de Ésquilo, na Grécia Antiga, o clássico de Nelson Rodrigues e da dramaturgia brasileira foi escrito em 1947. A obra conta a história dos Drummond, uma família de 300 anos que convive com um assombro do passado e a morte das mulheres.
Censurada, a peça foi levada aos palcos somente em 1954 e dividiu opiniões entre genialidade ou perversão do autor. A polêmica pode ser atribuída às relações abordadas na trama, como assassinato, traição e incesto, mas, principalmente, por escancarar a hipocrisia da sociedade carioca da época.
Na montagem do Garagem, o texto foi adaptado e, sem perder a essência, evidencia o narcisismo como temática principal em uma atmosfera que remete, ao mesmo tempo, o passado com elementos que trazem um ar contemporâneo na estética.
Para o professor do módulo e diretor do espetáculo, Valner Cintra, “mais importante que o contexto da obra, a peça é um pretexto para promover um bom desempenho dos alunos-atores em suas interpretações, bem como uma experiencia estética diversificada ao público, que geralmente é acessível apenas em grandes polos culturais”.
No trabalho, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o conteúdo desenvolvido no processo iniciado em abril do ano passado. Com pouco mais que 90 minutos, o espetáculo tem no elenco Aline Prado, Amanda Finazzi, Ana Ribeiro, Ana Lua Ambrosini, Andrey Costa, Gabriel Andrade, Julia Bellini, Leonardo Matteu, Paulo Parizi, Tiago Freitas e Vinicios Mariano. A classificação etária é de 16 anos.