Rostirolla assina projeto que tramita na Câmara (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Itapira visa garantir prioridade de atendimento, em diversos tipos de estabelecimentos comerciais e de serviços do município, para pessoas que estejam realizando tratamentos de saúde como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou que utilizem bolsa de colostomia.

O texto deu entrada na sessão da última terça-feira (10) e foi encaminhado à análise das Comissões Permanentes. A previsão é que o projeto esteja pronto para ir à votação dentro de até 15 dias. Pelo texto, de autoria do vereador Luan Rostirolla (PRB), as pessoas que realizam os tratamentos de saúde citados terão direito a atendimento preferencial nos órgãos de Saúde da cidade, além de bancos, casas lotéricas, supermercados, hipermercados e/ou congêneres.

O projeto prevê ainda que as empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo deverão também disponibilizar acesso aos assentos de prioridade para estas pessoas, além de garantir em estacionamentos de estabelecimentos privados ou de uso coletivo, o direito a utilização das vagas destinadas para pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e idosos.

Na mensagem anexa ao projeto, o vereador esclarece que nem todas as pessoas estão sensíveis ou atentas para importância de prioridade do paciente que sofre de câncer, problemas renais ou utilizam uma bolsa de colostomia. “Muitas das vezes esses pacientes passam horas nos hospitais realizando procedimentos médicos e ao sair deste voltam a realizar seus afazeres, seja ir a um banco, mercado. Esse projeto visa tornar a vida dessas pessoas menos penosas, visando uma melhor qualidade de vida”, descreve Rostirolla.