Mônica Machado e Luís Galaverna, idealizadores do Muro Retrato (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

Idealizado pelo publicitário e fotógrafo Luís Galaverna e pela ilustradora e designer Mônica Machado, o projeto ‘Muro Retrato’ já está estampado em diversas paredes em Itapira.

A iniciativa rende homenagens tanto a alguns dos integrantes da tradicional Congada Mineira de Itapira quanto a profissionais de saúde que desde o início da pandemia atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

As primeiras instalações foram feitas no último domingo (17) no Parque Juca Mulato, onde parte da estrutura do palco foi ocupada pela colagem de um retrato do chefe da Congada Mineira, Arnaldo Franco, e na antiga Estação da Fepasa, com as figuras de agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), por exemplo.

Colagens envolveu equipe de colaboradores (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Outras colagens no Hospital Municipal também homenageiam e agradecem a atuação de profissionais da área da saúde, deste médicos e enfermeiros até equipe de limpeza. Figuras importantes da cultura negra itapirense, como Nabor Honório – o Preto Nabor; e a rainha da Congada Mineira, Maria Dorcides Franco, esposa do Arnaldo.

O projeto busca valorizar e revelar parte do nosso patrimônio, sua importância histórica e cultural, para a cidade e seus cidadãos. Divulgar e refletir sobre o que faz parte da nossa identidade, suas características, costumes, seu comportamento, além de ser um registro fundamental para seus sucessores”, explicam os responsáveis pelo Muro Retrato.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc e contou com apoio dos fotógrafos Paulo Bellini e Tiago Rossi, que cederam algumas das imagens utilizadas nos amplos cartazes.

A maior parte das fotos é de autoria de Luís Galaverna, mas há também imagens do acervo do Museu Histórico de Itapira. Mônica Machado, que também é diretora de arte, foi a responsável por adequar as fotos ao conceito de colagens.

Os painéis podem ser vistos em diversos pontos da cidade – os locais e todos os detalhes do projeto e seus personagens estão disponíveis no site www.muroretrato.com.br. Mais informações também no perfil oficial no Instagram.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui