Congada Mineira poderá ser declarada como patrimônio imaterial da cidade (Fernando Pinnas/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Um PL (Projeto de Lei) que deu entrada na Câmara Municipal de Itapira na sessão da última quinta-feira (29) quer reconhecer a Congada Mineira de São Benedito como um patrimônio imaterial da cidade.

A proposta é de autoria do vereador Leandro Sartori (Psol) e resultante dos debates promovidos em maio pela Escola do Legislativo sobre a manifestação cultural e religiosa.

Na mensagem anexa ao projeto, o vereador lembra que a Congada Mineira está em atividade no município há mais de 60 anos “representando a comunidade negra, a resistência e a fé”.

Há muitos anos o grupo congadeiro famoso por suas apresentações principalmente na Festa de Maio é liderado por Arnaldo Franco, envolvendo também diversos de seus familiares.

O texto do PL enfatiza que um patrimônio imaterial representa as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados – que as comunidades, os grupos, e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

O PL deu entrada na pauta do Legislativo e foi lido em plenário, sendo encaminhado para análise das Comissões Permanentes da Câmara, que deverão exarar o parecer acerca de sua constitucionalidade. A expectativa é que o texto retorne em até 15 dias para discussão e votação.

O parlamentar destaca ainda que, caso o projeto seja aprovado em Itapira, a intenção é buscar a declaração de patrimônio imaterial também no âmbito estadual por meio de propositura a ser apresentada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Arnaldo Franco é o chefe do grupo congadeiro (Fernando Pinnas/ItapiraNews)
  • NAS ESCOLAS

Na mesma sessão o vereador Leandro Sartori também propôs uma nova lei para autorizar a Prefeitura a criar um projeto de atividades relacionadas à Congada Mineira na rede municipal de ensino.

Neste caso, o objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a origem das congadas, a sua história, significado e legado, a musicalização das congadas, sua experiência lúdica através da experimentação de instrumentos e sons, a retomada da história de Itapira, a partir dos fatos que geraram o grito de liberdade e o 13 de maio na cidade e a construção da ideia de preservação da congada como patrimônio cultural da cidade.

“É de suma importância que Itapira preserve a sua história e a sua cultura e, para tanto, é preciso que a nossa cidade conheça as origens da formação da cidade. Dessa forma, é oportuno que se amplie o acesso à história e à cultura através do ensino nas escolas de Itapira. A difusão e ampliação às crianças itapirenses será fundamental para a construção da memória, da participação e a ampliação da cidadania”, afirma o parlamentar na mensagem anexa ao PL.

Da mesma forma, o texto também deu entrada na pauta da Câmara e seguiu para análise das Comissões Permanentes.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui