Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Acontece na noite desta sexta-feira (1º de dezembro) o musical ‘Era Uma Vez’, protagonizado pelas crianças que frequentam os SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e participam do Projeto Viva Música, mantido pela Banda Sinfônica Lira Itapirense em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Promoção Social. O evento começa às 20h00 no Ginásio de Esportes ‘Benedito Alves Lima’, o ‘Itapirão’, com entrada franca e classificação etária livre.

A apresentação tem duração aproximada de 1h20 e marca o encerramento das atividades deste ano do Viva Música. A previsão é que o evento reúna cerca de 250 crianças participantes do projeto e quase 50 músicos da Banda Lira Itapirense. A regência infantil será da professora Salua Oliveira, enquanto que a fanfarra será regida pelo professor Wagner Mello Júnior. Já os arranjos e a regência da Banda Lira ficarão por conta do maestro Maurício Perina, diretor artístico da centenária corporação.

A apresentação reunirá as crianças dos núcleos Balão Mágico, Criança Feliz, Cantinho da Amizade, Arco-Íris e Cristal Amarelo, além da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados). De acordo com a coordenadora do Projeto Viva Música, Silvane Araújo, o tema do musical será focado nas trilhas sonoras dos filmes infantis. “O repertório todo foi tirado desses clássicos. Foi criada uma história em cima dessa trilha e esse tema foi escolhido por ser próximo da vida das crianças e do mundo da imaginação infantil. Teremos algumas surpresas durante a apresentação e com certeza serão momentos de muitas emoções para todo público e inesquecíveis para essas crianças”, comentou.

O Projeto Viva Música existe desde 2013 em Itapira. Atualmente são atendidos 315 alunos dos SCFV, além de outras crianças que frequentam as instituições Casa da Criança ‘Celencina Caldas Sarkis’, Educandário Nossa Senhora Aparecida, ADI (Associação Down de Itapira), Lar São José e SEPIN (Serviço de Proteção à Infância), que também farão suas apresentações de fim de ano a partir da próxima semana (cronograma abaixo).

Na prática, o Viva Música tem como objetivo oferecer aulas de música para crianças com idade a partir de cinco anos, atuando como uma importante fonte de estímulos ao desenvolvimento das potencialidades e formação. As aulas são oferecidas em período contrário ao da escola, uma vez por semana, utilizando instrumentos como Flauta Doce e Violão, além da Fanfarra e do Canto Coral. As atividades são mantidas com recursos obtidos através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) através de patrocínio do Laboratório Cristália.

ENTIDADES

Além do musical com as crianças dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os alunos de diversas entidades que também abrigam as atividades do Projeto Viva Música farão suas apresentações especiais de fim de ano nas próprias instituições. O calendário destinado principalmente aos familiares e amigos das crianças se desenvolverá entre os dias 5 e 14, com sete apresentações de acordo com o cronograma abaixo:

  • Dia 5 de dezembro (terça-feira) – 17h00

Núcleo: Educandário Nossa Senhora Aparecida

Local: Igreja Matriz de Santo Antônio

  • Dia 6 de dezembro (quarta-feira) – 19h00

Núcleo: Casa da Criança ‘Celencina Caldas Sarkis’

Local: o mesmo

  • Dia 7 de dezembro (quinta-feira) – 20h00

Núcleo: Lar São José

Local: o mesmo

  • Dia 8 de dezembro (sexta-feira) – 13h00

Núcleo: Centro Dia do Idoso

Local: Casa de Repouso ‘Allan Kardec’

  • Dia 12 de dezembro (terça-feira) – 17h00

Núcleo: Centro Dia do Idoso

Local: o mesmo

  • Dia 14 de dezembro (quinta-feira) – 13h30

Núcleo: Centro Dia do Idoso

Local: Lar São Vicente de Paulo

  • Dia 14 de dezembro (quinta-feira) – 18h30

Núcleo: SEPIN

Local: o mesmo

SOBRE A BANDA LIRA

A Banda Lira Itapirense conta com o patrocínio do Laboratório Cristália por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura do Brasil, além do apoio da Prefeitura Municipal através das secretarias de Cultura e Turismo e de Promoção Social. Mais detalhes sobre os projetos e atividades da Banda Lira podem ser acompanhados pelo site www.bandalira.org.br ou pela página oficinal no Facebook (www.facebook.com/bandaliraitapirense). A sede da instituição fica na Rua Comendador João Cintra, 41, no Centro. Informações também pelo telefone (19) 3813-3330 ou pelo e-mail [email protected].