Programa de musicalização da Banda Lira rende homenagens às mamães (Vagner Sanches/Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Programa de musicalização da Banda Lira rende homenagens às mamães (Vagner Sanches/Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

A semana que antecede o Dia das Mães, celebrado no dia 14 de maio, será de muitas atividades dos aprendizes do Projeto Viva Música, desenvolvido pela Banda Lira Itapirense em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Promoção Social de Itapira.

Os alunos dos diversos núcleos de musicalização farão apresentações especiais em homenagens às mamães – eventos que já ocorrem todos os anos e que sempre são marcados pela descontração e, principalmente, pela emoção.

A agenda começou já na última segunda-feira (8), com apresentação no NAI (Núcleo de Atendimento Integral) ‘Cantinho da Amizade’, no distrito de Barão Ataliba Nogueira. Nesta terça-feira (9), a homenagem será no NAI ‘Arco Íris’, no Della Rocha; e no dia seguinte, quarta-feira (10), no NAI ‘Criança Feliz’, no Assad Alcici. Em todos estes locais, os eventos começarão às 18h30. Já na quinta-feira (11), a apresentação especial terá como palco o Sepin (Serviço de Proteção à Infância), às 17h30. Na sexta-feira (12), a homenagem chega ao NAI ‘Cristal Amarelo’, no Flávio Zacchi, às 18h30.

O cronograma será retomado na segunda-feira (15), também às 18h30, no NAI ‘Balão Mágico’, no Jardim Raquel. Na quarta-feira (17), os alunos do Viva Música desenvolvido no Educandário Nossa Senhora Aparecida serão os protagonistas da apresentação especial a partir das 8h00. Por fim, o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Istor Luppi, recebe o evento na quinta-feira (18), às18h30. Na maior parte dos núcleos, o Projeto Viva Música atende mais de 700 crianças e adolescentes com idade entre 4 a 15 anos. Na ADI (Associação Down de Itapira), a faixa etária dos atendidos chega aos 40 anos.

As aulas de musicalização têm papel fundamental no desenvolvimento e na formação do indivíduo em diversos aspectos. As atividades estimulam a expressão de ideias e sentimentos, ampliando o vocabulário e desenvolvendo capacidades e potencialidades necessárias para o crescimento e para o amplo exercício da cidadania. As aulas também favorecem o desenvolvimento da criatividade, senso rítmico, da concentração, da socialização e afetividade, contribuindo para a melhoria da auto-estima e fomentando o acesso à arte e à cultura.

  • SOBRE A BANDA LIRA ITAPIRENSE

Fundada em 10 de abril de 1909, a Banda Lira Itapirense completou neste ano 108 anos de atividades ininterruptas, sendo uma das mais antigas bandas de música com atuação contínua no país. A instituição foi declarada de Utilidade Pública Municipal em 15 de julho de 1970. Atualmente, a Banda Sinfônica Lira Itapirense reúne quase 50 músicos que se apresentam sob a batuta do maestro Maurício Perina, diretor artístico da instituição desde 1999.

As atividades da instituição contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Promoção Social, e por meio do patrocínio do Laboratório Cristália, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura do Brasil. A agenda pode ser acompanhada pelo site www.bandaliraitapirense.org.br e pela página oficial no Facebook (www.facebook.com/bandaliraitapirense). Informações também pelo telefone (19) 3813-3330. A sede funciona à Rua Comendador João Cintra, 41, na área central de Itapira.