Governador é alvo de protestos no Estado
Publicidade - Anuncie aqui também!
Governador é alvo de protestos no Estado
Governador é alvo de protestos no Estado
Publicidade - Anuncie aqui

O Governo de São Paulo publicou nesta terça-feira (1º) o decreto que autoriza a transferência de professores para a implementação da reorganização escolar, que fechará 93 unidades de ensino em todo o estado e afetará 311 mil alunos. O objetivo é separar as escolas por ciclos, entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio.

A publicação do documento já havia sido antecipada pelo Itapira News. O decreto indica que as transferências ocorrem “nos casos em que as escolas da rede estadual deixarem de atender um ou mais segmentos ou quando passarem a atender novos segmentos”. Contrários às mudanças, estudantes continuam ocupando escolas. São 205 unidades ocupadas em todo o Estado, segundo estimativa do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

A Secretaria Estadual da Educação calcula, pelo último balanço divulgado na segunda-feira (30), que são 194 escolas. Em Itapira, a ocupação atingiu quatro unidades na semana passada e, agora, segue com três escolas ocupadas.

A reorganização escolar desencadeada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) afetará cinco das oito escolas estaduais em Itapira. A Diretoria Regional de Ensino, com sede em Mogi Mirim, informou que está definindo uma “agenda” para buscar diálogo com os alunos. “Ainda vamos marcar isso”, resumiu a dirigente Elin de Freitas Monte Claros Vasconcellos, sem fornecer qualquer detalhe sobre como e quando isso será feito.