Público compareceu e prestigiou mais uma edição do evento (Divulgação)
Publicidade    
Publicidade - Anuncie aqui

Milhares de pessoas acompanharam o encerramento da 130ª Festa de Maio no último domingo. A maior concentração de público se deu no início da noite, na chegada da Procissão de São Benedito, quando os fiéis tomaram o largo para a bênção final. A estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo é que, ao longo de seus nove dias, o evento reuniu cerca de 50 mil pessoas.

A programação cultural derradeira, no domingo, teve início logo nas primeiras horas do dia com a presença das congadas para a alvorada festiva e missa. Um pouco mais tarde, os grupos de Itapira, Rio Claro, Mogi Guaçu, Ouro Fino, Aguaí e Socorro voltaram a se reunir para a Procissão da Corte, que saiu da Rua Orestes Pucci, seguiu pela Rua José Bonifácio e Rua Comendador João Cintra em direção ao Largo de São Benedito.

Lá, os congadeiros participaram da missa e depois seguiram para a Homenagem ao Busto da Mãe Preta, na Praça Henrique Filipe da Costa – Henricão. Os atos também contaram com a participação da Pérola Negra Helena Beatriz Balbino da Silva, da 1ª Princesa Rylarri Rayssa Pereira da Silva e da 2ª Princesa Ana Karolline Costa dos Santos, todas eleitas no baile realizado na noite de sexta-feira.

Tradicional evento voltou a atrair milhares de pessoas em Itapira (Divulgação)

Entre o fim da tarde e início da noite ocorreu o ponto alto da programação com a Procissão de São Benedito, que reuniu milhares de fiéis para o cortejo pelas ruas centrais da cidade. Na chegada, o público – que seguramente foi superior a cinco mil pessoas – tomou o Largo de São Benedito para o ato final do cronograma religioso.

Em relação ao público que acompanhou os shows e apresentações de dança, a estimativa do secretário de Cultura e Turismo, Tiago Fontolan, é que cerca de cinco mil pessoas passaram pelo palco durante os nove dias de atrações. O encerramento da programação ficou a cargo de Wilson Teixeira, que trouxe para a cidade o show Rockaipira com patrocínio do Laboratório Cristália.

Em aproximadamente 1h30 de apresentação, Teixeira encantou o público com clássicos do Rock n’ Roll entoados na Viola Caipira e acompanhado de Matheus Souza (bateria), Vinicius Bini (baixo) e Walter Bini (violão).

A Festa de Maio, conhecida também por Festa de São Benedito ou Festa do Treze, é considerada a maior festa religiosa e cultural da cidade e da região e envolve a programação religiosa e cultural unida ao Parque de Diversões, Praça de Alimentação diversificada e também comércio de produtos variados.