A definição dos nomes que irão compor o primeiro escalão no quarto mandato do prefeito Toninho Bellini (PSD) continua cercada de completo mistério.
Nenhuma informação sobre eventuais mudanças no comando das secretarias municipais foi oficializada até o momento pelo chefe do Executivo. O silêncio impera desde a reeleição para mais quatro anos à frente da Prefeitura de Itapira.
O Itapira News apurou que Bellini decidiu assumir toda responsabilidade referente à composição do novo governo. Nem mesmo o vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB) está envolvido nas deliberações, segundo deixou claro à reportagem na manhã de segunda-feira (25).
Ainda por meio do próprio vice, o prefeito comunicou apenas que não falará neste momento sobre a formação do escalão principal da administração para a gestão 2025/2028 e que convocará a imprensa para explicações na hora certa.
Informações extra-oficiais que ganharam força nos bastidores da política itapirense nas últimas semanas davam conta de que a secretária de Educação, Regina de Santana Lago Gracini, estaria propensa a não seguir no governo por mais quatro anos.
Ela está no cargo desde o início do terceiro mandato de Bellini e consultada pelo Itapira News, resumidamente respondeu na manhã de quinta-feira (28) que “estamos conversando”.
A reportagem averiguou que até quarta-feira (27), a maior parte dos secretários não havia sido convocada para uma conversa direta com Toninho Bellini para tratar da continuidade ou não nos postos assumidos.
Em razão do tempo curto até o início do próximo mandato – a partir de 1º de janeiro – e da necessidade de definição dos planos e estratégias das pastas para os inúmeros setores da municipalidade, a tendência é que praticamente todos sejam mantidos nas funções, salvo raríssimas exceções.
- VÁRIOS CARGOS
Em 2020, após a vitória na eleição municipal, Bellini anunciou os primeiros 11 nomes do alto escalão da Prefeitura somente em 21 de dezembro: Administração, Cultura e Turismo, Defesa Social, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esportes e Lazer, Governo, Promoção Social, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Saúde e Serviços Públicos.
O organograma administrativo do primeiro escalão, segundo consta no site da administração municipal, possui um total de 16 postos: Administração (Rosário Antônio Cicotti), Agricultura e Meio Ambiente (José Aparecido Perentel Rostirola), Cultura e Turismo (César Lupinacci), Desenvolvimento Econômico (Celso Tadeu Pelizer), Educação (Regina de Santana Lago Gracini), Governo (Sandro César Oliveira Almeida), Obras e Planejamento (Antônio Carlos Andrigo Ferreira), Promoção Social (Regina Ramil Marela), Saúde (Vladen Vieira), Serviços Públicos (Adolpho Bellini Filho), Negócios Jurídicos e Cidadania (Mário da Fonseca) e Saae (Carlos Vitório Boretti de Ornellas).
Esportes e Lazer, Defesa Social, Fazenda e Recursos Materiais não possuem secretários nomeados oficialmente.