Equipes buscam moradores de rua para se abrigarem do frio em Itapira (Divulgação)

Com a previsão de uma nova onda de frio e mais geada na última semana de julho em Itapira, as equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social já estão se organizando para a ‘Operação Frente Fria’ a partir desta segunda-feira (26).

O objetivo é orientar as pessoas que estão em situação de rua e que se recusam a ir para o abrigo municipal sobre a chegada da onda polar, reforçando o convite para que se abriguem de maneira adequada.

O trabalho conta com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Defesa Civil. “Infelizmente, mesmo com todas as abordagens realizadas, algumas pessoas se recusam a ir para o abrigo. Temos deixado cobertores para estes que se recusam, porém não é seguro, o risco de morte por hipotermia é grande nessas condições”, alerta a secretária de Promoção Social, Regina Ramil.

De acordo com ela, a preocupação maior é com os alertas de frio intenso a partir da próxima quarta-feira (28). Como ‘Plano B’ para as pessoas que não aceitam ir para o abrigo, nos três dias em que a previsão aponta muito frio nas madrugadas, a Prefeitura também pretende abrir o Ginásio de Esportes ‘Antônio Coraça’, no Centro de Lazer, para a opção de pernoite.

Um Educador Social, um agente da Defesa Civil e um Guarda Civil Municipal estarão no local. Grupos voluntários já estão se mobilizando para oferecer ajuda alimentícia também.

A Secretaria Municipal de Promoção Social faz um apelo para que a comunidade itapirense auxilie nessa busca ativa e pede para aqueles que se depararem com uma pessoa em situação de rua oriente-a a procurar atendimento no Centro Pop.

O espaço fica na Rua Dorothea de Freitas, 33, no Pé no Chão. O telefone para contato é 3863-8111. A Operação Frente Fria continua ao longo dessa semana, sempre com início as 19h00, e serão percorridos todos os locais onde as pessoas em situação de rua costumam ficar.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui