Queimadas seguem atingindo diversas regiões em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

As queimadas que castigam diversas áreas de Itapira diariamente durante as últimas semanas não dão trégua nesta segunda-feira (14).

Desta vez, além de outros pequenos focos, um grande incêndio florestal atinge matas nas regiões rurais do Tanquinho e do Machadinho.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Segundo o coordenador da Defesa Civil, as chamas na área começaram no domingo (13) e seguem se alastrando, favorecidas pelo clima seco, pelo forte calor e também pela presença de ventos.

Grande nuvem de fumaça pode ser vista de vários pontos da cidade (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Diversas propriedades já foram atingidas, entre elas a Fazenda Monjolinho, São João e Tonolli, por exemplo. Além das equipes da Defesa Civil, o combate conta também com bombeiros voluntários e brigada de incêndio da Usina Nossa Senhora Aparecida.

Equipes da Intervias, concessionária que administra o trecho da Rodovia SP-352 (Itapira-Jacutinga) também combatem as chamas nas margens da pista. Pela manhã, a Defesa Civil e equipes da empresa Chamflora também atuaram contra queimadas na região de Eleutério.

  • CRIME

Muitas queimadas têm sido apontadas como sendo de origem criminosa. Na última quarta-feira (9), vereadores falaram sobre o tema na sessão da Câmara Municipal. A Prefeitura confirmou a suspeita e disse que trabalha para coibir os casos e tentar identificar os autores.

Além dos danos ambientais, queimadas representam também riscos à saúde (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Além dos graves danos ambientais, as ocorrências também contribuem bastante para a piora da qualidade do ar, cuja umidade já está muito baixa em razão da estiagem. A situação reforça a necessidade de aumentar os cuidados com a saúde.