As queimadas que se intensificam neste período de estiagem continuam castigando Itapira com vários focos simultâneos principalmente em áreas rurais da cidade.
Nesta quarta-feira, segundo a Defesa Civil, ao menos seis regiões já foram atingidas com incêndios em vegetação de grandes proporções, mobilizando agentes da corporação municipal e também membros do Corpo de Bombeiros.
Os pontos afetados são áreas da Fazenda Monjolinho, na região rural do Tonolli, Sítio Paschoalin, na região rural entre o Recanto do Bié e a Fazenda Jacuba, além da Fazenda Cirilo Júnior e áreas próximas ao Horto de Vergel, entre Itapira e Mogi Mirim.
As equipes de combate também já atuaram em uma ocorrência de queimada na região da Ponte Nova, entre Itapira e Águas de Lindoia. Os incêndios pioram ainda mais a qualidade do ar que diariamente atinge níveis críticos no município, com a Umidade Relativa do Ar despencando a preocupantes 20%.
Vale ressaltar que as queimadas configuram crime ambiental e também geram destruição à fauna e flora e que atitudes simples no dia-a-dia podem evitar incêndios florestais, como não jogar bituca de cigarro pela janela do veículo, não usar fogo para queimar matos ou lixos e não soltar balões, o que também é crime.