- conteúdo publicitário -

 

Você anda tendo problemas com seu sono e se perguntando como dormir bem?

Pois saiba que noites mal dormidas podem afetar sua saúde e que seu colchão pode estar diretamente ligado ao fato de não conseguir ter noites tranquilas.

Continue a leitura e descubra como dormir bem, escolhendo o colchão ideal para uma excelente noite de sono! Este conteúdo é um oferecimento de Brotinho Móveis.

 

 

1A importância do sono de qualidade para a saúde

 

O sono está associado ao descanso. Nada melhor do que depois de um longo dia poder deitar em sua cama e ter um sono tranquilo, não é mesmo? Mas, a importância do sono para a saúde vai além de restaurar sua energia. Por isso é fundamental descobrir como dormir bem.

O sono está diretamente relacionado ao metabolismo. Quem dorme mal, acaba com consequências na saúde que podem variar de curto a longo prazo. Alguns exemplos? Dormir pouco pode acarretar em cansaço e estar mais predisposto a ter obesidade, infecções, diabetes, hipertensão e envelhecimento precoce.

Paralelo a esse quadro, quem dorme bem tem melhor coordenação motora, raciocínio mais rápido e claro, menos estresse e bom humor.

Alguns hormônios importantes são produzidos enquanto se está dormindo. Como é o caso da insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue, e a leptina, responsável pela saciedade.

Em casos mais graves, quem não sabe como dormir bem pode ter apneia obstrutiva do sono. Isso significa que pode ter paradas respiratórias ao longo da noite e ter consequência piores para saúde, parecidas com quem sofre de pressão alta.

 

2O sono afeta crianças também

 

Quando você era criança, provavelmente ouviu seus pais te mandarem ir dormir com a desculpa que se não dormisse, você não iria crescer, certo? Saiba que isso não era exatamente uma desculpa.

A verdade é que o crescimento acontece enquanto se está dormindo. Por isso é tão importante que crianças e adolescentes saibam como dormir bem e tenham boas noites de sono.

Durante a infância, o hormônio do crescimento é liberado quando o organismo está mais lento, ou seja, quando se está dormindo. Na fase adulta, esse hormônio continua a ser liberado, mas está ligado ao vigor físico, além da reconstrução muscular.

De maneira geral, é recomendado que um adulto durma de 7 a 8 horas por noite. No entanto, as crianças, por precisarem mais desse momento para seu desenvolvimento, podem dormir até 11 horas. Claro que, com o passar dos anos, a pessoa descobre como dormir bem e o tempo necessário para saciar seu organismo.

 

3Como dormir bem: a escolha do colchão adequado

 

Em alguns casos, saber como dormir bem não passa da influência do seu colchão. Pode ser porque ele não se encontra em bom estado ou apenas porque você escolheu o colchão errado. O tamanho, densidade e material do colchão podem estar diretamente relacionados ao seu sono, ou falta dele.

Por isso, a Castor e Móveis Brotinho prepararam algumas dicas para que você escolha o colchão ideal:

  1. Opte por um colchão que não seja tão macio. Se a espuma for muito macio, ela não irá sustentar sua coluna, o colchão irá se deformar e você pode ter dores e problemas na postura.
  2. Teste o colchão antes comprá-lo e verifique qual é o mais confortável para você, se um de mola ensacada(pocket), mola Bonnel ou espuma.
  3. Veja se, após pressionado, o colchão volta ao seu estado original.
  4. Certifique-se que, ao deitar, o corpo está bem acomodado, principalmente o quadril e ombros.
  5. Escolha o colchão antes de comprar a cama. O colchão ideal para você pode ser maior ou menor que o esperado e isso influenciará no tamanho da cama. O box Spring (base que fica debaixo do colchão no conjunto box) é mais moderno e substitui a cama.

4Muita atenção com a densidade do colchão!

 

Considere seu peso antes de escolher a densidade do colchão de espuma. Estatura e peso corporal influenciam na densidade necessária. Vide tabela acima.

 

5Já os colchões que de molas ensacadas (Pocket) e Bonnel a capacidade de suporte de peso é diferente:

 

Nos colchões que utilizam molas Bonnel, que é o sistema mais tradicional dos colchões de molas, o suporte em média é de 0 a 100 quilos e sua resistência pode aumentar dependendo de outras características que fortaleçam sua estrutura, as molas da Castor são produzidas pela própria Castor e são feitas em aço carbono.

Já nos colchões que utilizam molas ensacadas (Pocket), que é um sistema de molas que confere mais molas por metro quadrado, o suporte pode chegar a 150 quilos dependendo do modelo do colchão que tenha características que fortaleçam sua estrutura, por isso existem vários modelos. A Castor oferece diversos modelos com molas Pocket que compreendem diferentes níveis de conforto.

A Colchões Castor em Itapira tem como parceira a Loja de Móveis Brotinho onde os vendedores têm treinamento para auxiliá-lo(a) na escolha do colchão ideal. E de tempos em tempos, a Castor faz campanhas promocionais com seus parceiros, onde tem o intuito de vender com preço reduzido toda a linha da fábrica.