A Escola Estadual ‘Professor Orlando Dini’, situada no bairro José Tonolli, receberá no dia 9 de novembro a segunda edição do evento Raízes da Diversidade, que tem por objetivo celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 do mesmo mês.
Promovido pela secretaria de Promoção Social em parceria com o CRAS III, com o Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) e a UBS (Unidade Básica de Saúde) José Tonolli, o evento tem entrada gratuita e é aberto ao público em geral.
As atividades da ação comunitária acontecerão das 9h00 às 12h00, reunindo diversas atrações culturais que destacam as tradições afro-brasileiras.
Estão confirmadas apresentações da Associação Templo de Umbanda Oxaguian e do Centro Cultural Espírita Ogun Sete Espadas, que representam a diversidade religiosa da região. Além disso, o público poderá apreciar danças de origem africana e participar de apresentações do Grupo de Capoeira ‘Irmãos de Sangue’.
O evento também contará com a presença do Movimento de Mulheres Pretas de Itapira e da Comissão de Igualdade Racial da OAB (Ordem dos Advogados de Itapira), que promoverão discussões sobre a igualdade racial e a valorização da cultura negra.
Para quem deseja aprender, serão oferecidas oficinas de tranças e amarração de turbantes, além de uma oficina de bonecas Abayomi, que ensina a confecção de brinquedos tradicionais.
“O Raízes da Diversidade é uma oportunidade para a comunidade se reunir e refletir sobre a importância da consciência negra, promovendo o respeito e a valorização das diferentes culturas que formam a identidade brasileira”, destaca nota da Prefeitura.
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) III e da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro José Tonolli.