Menos de 15 dias após a mudança para a nova base, a equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que atua em Itapira mais uma vez enfrentou sérios problemas com relação à estrutura de trabalho.
Depois de deixar a base anterior que oferecia instalações praticamente insalubres, os profissionais viram o prédio recém construído ser inundado pelas águas da chuva durante o temporal na tarde da última segunda-feira (9).
O alagamento ocorreu em todas as dependências da base e a situação pôs em xeque a qualidade da obra que recebeu investimentos na ordem de R$ 700 mil. A preocupação maior é que a água suja pode contaminar os equipamentos e insumos utilizados nos atendimentos a pacientes.
Segundo apurado pela reportagem, na chuva de domingo (8), a equipe já havia percebido um grande volume de água vindo de uma manilha na parte externa do prédio e já invadindo as dependências da base.
Há ainda problemas relacionados a calhas e ao sistema de escoamento das águas pluviais. Além disso, outros problemas estruturais são apontados, como as dimensões erradas do abrigo de botijão de gás e desníveis em acessos.
- OUTRO LADO
A reportagem buscou um posicionamento da Prefeitura de Itapira, que enviou a seguinte nota ao portal após a publicação da matéria:
“A caixa de contenção de água das chuvas existente no fundo da nova sede foi feita antes da construção pela equipe da Secretaria de Obras justamente para evitar problemas do fluxo de água que vem principalmente da rua de cima, que é sem saída. Não havia sido detectado nenhum problema antes, mas infelizmente o grande volume de chuvas em curto espaço de tempo ontem ocasionou o extravasamento. A equipe de obras já estuda novas intervenções no local. Sobre as outras questões que envolvem a construção, a empresa será acionada para promover os reparos necessários”.
O coordenador do Samu Regional Baixa Mogiana, Luís Henrique Machado, também foi procurado pelo Itapira News e disse que buscará entendimentos junto à Secretaria Municipal de Obras e à construtora responsável pela obra para as devidas providências.