Uma situação muito desagradável gerou grandes transtornos a moradores de pelo menos três residências nas ruas Paraguai e Uruguai, região do Jardim Raquel, na tarde desta terça-feira (20).
Os imóveis foram invadidos por uma enxurrada de dejetos depois que uma das redes de esgotos que passam pelo bairro entupiu, resultando no chamado ‘extravasamento’ das tubulações.
A rede que entupiu fica na Rua Francisco Vieira Filho, mas o esgoto acabou retornando, saindo por ralos e até privadas e literalmente inundando as casas, gerando não só muita sujeira, mas também gerando uma verdadeira fedentina. Móveis também chegaram a ser atingidos.
Equipes do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que já atuavam para desentupir as redes auxiliaram os moradores, inclusive contribuindo em parte da lavagem dos quintais. O mesmo fizeram membros da Secretaria Municipal de Obras.
Moradores dos imóveis afetados reclamaram que o problema já aconteceu outras vezes, mas afirmaram que desta vez a situação foi bem pior.
Eles cobraram providências para que o caso seja resolvido definitivamente e lamentaram a situação extremamente desagradável, cogitando até mesmo ter de procurar outro local para passar a noite em razão do forte mau cheiro.
- PROBLEMÃO ANTIGO
Em contato com a reportagem do Itapira News, o presidente do Saae, Carlos Vitório Boretti Ornellas, explicou que a área é considerada problemática e disse que a autarquia está prestando apoio aos moradores.
“Esse é um ponto problemático, a rede recebe uma grande quantidade de resíduos que descem da parte mais alta e também de uma caixa de coleta na calçada da Uipa (União Internacional Protetora dos Animais), e aí junta tudo dentro dos canos, folhas, pelos, ração e os sedimentos de esgotos e provoca o entupimento”, disse.
De acordo com ele, a Secretaria Municipal de Obras já está com um processo licitatório aberto para realizar obras que devem amenizar o problema. “Infelizmente aconteceu esse problema do esgoto retornar e o Saae e o pessoal dos Serviços Públicos estão prestando toda a assistência aos moradores”, concluiu.