A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou o calendário de matrículas para o próximo ano letivo.
Alunos que atualmente estudam em escolas particulares, de outros estados ou mesmo aqueles que pretendem retornar às salas de aula em 2025 devem fazer o cadastro em uma das mais de 5 mil unidades da rede estadual ou postos do Poupatempo no período de 19 de agosto a 13 de setembro.
As vagas estão disponíveis em classes dos anos iniciais (1º ao 5º) e anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (1ª a 3ª série) de período parcial e integral, além da modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Para estudantes do Médio são três opções de itinerários formativos: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ensino Médio Técnico.
Para a matrícula presencial nas escolas ou no Poupatempo, o responsável legal ou estudante maior de 18 anos deve apresentar RG, histórico escolar e comprovante de residência.
A partir deste ano, quem já está em uma das escolas da rede estadual não precisa fazer a rematrícula. A vaga para o próximo ano letivo está garantida e será registrada automaticamente. A partir de 14 de agosto, a confirmação do local fica disponível para consulta nos postos do Poupatempo e na SED (Secretaria Escolar Digital), na opção ‘Consulta Pública’.
Caso o aluno queira mudar de escola, o período para solicitação de transferência, que geralmente acontecia no mês de janeiro do ano seguinte, foi antecipado pela secretaria e vai seguir o mesmo da matrícula – 19 de agosto a 13 de setembro. Os interessados devem fazer o pedido também na página da SED, em ‘Intenção’, pelo perfil do responsável ou aluno maior de 18 anos. O resultado será divulgado a partir do dia 2 de dezembro.
- DATAS
A pasta estadual também definiu o calendário do próximo ano. Em 2025, as aulas do primeiro semestre terão início em 3 de fevereiro. O recesso escolar do meio do ano está previsto para o período entre os dias 1º e 20 de julho.
Para o cumprimento dos 200 dias letivos, estabelecido pela LDB (Lei de Diretrizes e Base), o fim das atividades estão agendadas para 9 de dezembro.