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A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou do dia para a noite a rotina da população e alterou drasticamente a economia de todo o país.

Dessa forma, a crise vem obrigando as pessoas, principalmente os empreendedores, a repensarem a maneira que levam a vida e seus negócios.

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“A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. Não importa o tamanho do seu negócio, a inovação deve ser uma meta constante”, diz o docente da área de Tecnologia da Informação do Senac Itapira, Rodrigo Rodrigues da Silva.

De acordo com ele, as empresas que já vinham investindo em tecnologia se beneficiaram deste momento e conseguiram atender seus clientes normalmente, mesmo com as portas fechadas, usando ferramentas como as redes sociais.

Quem também se destacou em meio às dificuldades foi a empresa que estava mais organizada, com seu estoque em dia, serviços de logística planejados e com atendimento personalizado.

“As ferramentas que o empreendedor utiliza para falar com seus clientes são fundamentais e a disponibilidade para atendimento via internet também. Quem oferece um atendimento ágil sai na frente. As redes sociais, além de contribuírem para a divulgação de serviços necessários aos consumidores, elas podem atingir públicos específicos e potencializar a fidelização de novos clientes”, explica Marcel Oliveira dos Santos, docente da área de Logística da unidade.

Para Givanildo Santos da Silva docente de Gestão e Negócios e representante do Empreenda Senac, o empreendedor deve conhecer o seu público e saber chegar até ele. “É um ótimo momento para revisitar esses detalhes, garantindo que tudo está nos eixos e funcionando como deveria. É um período propício para repaginar as redes sociais e reformular o portfólio de cartões de visitas, folders e flyers”, sugere.
  • Confira seis valiosas dicas elaboradas pelos docentes para ajudar nas vendas utilizando aplicativos e redes sociais:
1)    Há inúmeros aplicativos gratuitos que podem te auxiliar nas vendas, um deles é o WhatsApp Business. Ele foi pensado para atender às necessidades de pequenas empresas. Por isso, tem dispositivos adicionais, em comparação ao app “tradicional” — como as respostas rápidas, o uso de etiquetas e a possibilidade de criar um catálogo que exibe seus produtos. No perfil comercial do aplicativo, é possível adicionar informações importantes como o horário de atendimento e de funcionamento do serviço de delivery, endereço físico, e-mail para contato, site oficial do empreendimento e links das páginas em redes sociais.
2)    Organize suas redes sociais. Elas são vitrines virtuais do seu negócio.  Tenha uma periodicidade nas postagens. Dê atenção para essas mídias que além de contribuírem para a divulgação de serviços necessários aos consumidores, elas podem conectar públicos específicos e potencializar a fidelização de novos clientes.
3)    Invista em ferramentas de gateway para pagamentos. Facilitar as operações de pagamentos é essencial para trazer mais economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento para sua empresa.
4)    Organize sua empresa. Prepare sua gestão financeira, controle seu estoque, acompanhe o desempenho do seu negócio e automatize processos administrativos. Há sistemas disponíveis para cadastrar seu catálogo de produtos no sistema e deixar as vendas robustas e automatizadas. Assim, é possível visualizar de forma mais clara todo o seu processo de vendas e investir em melhorias contínuas.
5)    Foque na identidade visual. Para aqueles que desejam reformular os materiais promocionais e trazer um branding que combine mais com os objetivos da marca esse é o momento. Reformule seu portfólio de cartões de visitas, folders e flyers.
6)    Treine sua equipe. Investir na capacitação dos funcionários é um ótimo retorno para a empresa. Se não tem recursos financeiros no momento para pagar treinamentos personalizados, busque cursos gratuitos na internet. Há inúmeras opções para diferentes áreas do conhecimento. Aproveite que as pessoas estão em casa e invista na capacitação delas.
Para quem quer se especializar ou até mesmo buscar uma nova área de atuação, o Senac Itapira está com inscrições abertas para diferentes cursos com até 30% de desconto. Para mais informações consulte o Portal Senac www.sp.senac.br/itapira.