A refinaria com estrutura industrial descoberta em Itapira na última segunda-feira (9) utilizava diversos produtos químicos na mistura para a produção de substâncias entorpecentes como cocaína e crack.
As autoridades chegaram ao local – um sítio na região rural de Barão Ataliba Nogueira – após investigações que resultaram na expedição de quatro mandados de busca e apreensão pela Justiça.
As apurações, inicialmente, eram sobre crimes rurais como roubos de caminhões, tratores e de gado, mas já havia a informação de que um dos alvos dos mandados também poderia ter envolvimento com crimes relacionados ao tráfico de drogas.
O indivíduo, um homem que está foragido da prisão desde 2017, conseguiu escapar ao cerco das equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Civil após correr e se embrenhar em uma mata.
No local foram encontrados equipamentos utilizados para a mistura das drogas, além de prensas e seladoras, bem como entorpecentes e outros produtos químicos e apetrechos, em uma estrutura considerada industrial.
Entre as substâncias encontradas e que eram usadas nas misturas havia soda cáustica, acetona, éter, amônia e até mesmo fertilizantes. Tudo isso resultava na produção de drogas embaladas e prontas para a venda.
Durante a operação, as autoridades descobriram que uma segunda estrutura de refinaria também já estava sendo montada em uma cocheira do sítio. O IC (Instituto de Criminalística) foi acionado e periciou o local.
Segundo apurado pela reportagem, a localização do laboratório de refino apontou a participação das mesmas pessoas tanto nos crimes rurais quanto nos de tráfico. O caso segue em investigação.