População da região do Istor Luppi foi diretamente afetada com a queimada desta tarde (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

Uma queimada registrada em uma área rural na região próxima à Rodovia SP-147 (Itapira-Lindoia) fez com que o bairro do Istor Luppi e adjacências ficassem em meio a uma névoa de fumaça na noite desta quarta-feira (27).

O fogo em uma área de vegetação começou no meio da tarde e foi combatido por equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Voluntários.

Uma extensa nuvem de fumaça, entretanto, aportou em meio às residências próximas, levando muito incômodo e até mesmos riscos à saúde dos moradores, em uma semana já com a umidade relativa do ar em queda.

Fumaça de queimada e tempo seco podem gerar danos à saúde (Paulo Bellini/ItapiraNews)

A queimada já acende o sinal de alerta para o início do período de estiagem, que é quando ocorrem menos chuvas e a ocorrência de incêndios florestais costuma ficar bem frequente, gerando também prejuízos ambientais.

Com relação à saúde humana, o tempo seco aliado ao efeito das queimadas pode potencializar os danos ao sistema respiratório, por isso é importante seguir algumas recomendações para minimizar os efeitos.

A população deve umificar os ambientes usando vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água ou mesmo molhamento de jardins e reforçar a hidratação. Outra recomendação é para evitar aglomerações em ambientes fechados e uar soro fisiológico para olhos e narinas.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui