Ivan Bueno à frente de Orquestra: apresentação elogiada na terra natal (Tiago Pompeu)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Parte integrante da programação especial em celebração aos 199 anos de Itapira, o concerto da Orquestra Educacional de Piracicaba atraiu grande público ao Parque Juca Mulato.

Em plena manhã de domingo, dia 27, o evento ocupou parte da antiga quadra, defronte ao palco, e preencheu o espaço público com música de muita qualidade.

Ao semear um repertório bastante diversificado ao longo de quase duas horas de apresentação, os mais de 80 músicos colheram aplausos e muitos elogios do público que aprovou a atração até então inédita na cidade.

O destaque maior, contudo, ficou por conta da regência da corporação, a cargo do maestro Ivan Bueno, itapirense que é mestre e doutorando em Música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

“Foi simplesmente maravilhoso. Fizemos um repertório eclético com músicas sinfônicas, trilhas sonoras de filmes e músicas brasileiras. O público que compareceu saiu muito feliz e satisfeito pelo espetáculo. Houve muita interação com a orquestra e, no momento didático, as pessoas puderam apreciar os instrumentos da orquestra bem de perto, isso foi muito legal”, comentou em entrevista ao Itapira News.

Concerto lotou tenda no Parque Juca Mulato em plena manhã de domingo (Tiago Pompeu)

Além de regente, Ivan Bueno também atua como coordenador, diretor artístico e arranjador da Orquestra Educacional de Piracicaba, além de coordenar pedagogicamente a ADEC – Academia de Música, também em Piracicaba, cidade da qual recebeu em 2018 o Título de Cidadão Piracicabano.

De acordo com ele, a passagem por Itapira foi marcante para toda a corporação – “e certamente para as pessoas que assistiram”. “Eu, em especial, me senti extremamente feliz e honrado pelas homenagens e pelo acolhimento que recebi de meus amigos, colegas e minha família. Itapira é minha cidade natal, nasci em Itapira e fiquei até minha juventude, depois fui estudar fora. Voltar para minha terra é singular”, frisou.

  • APROVADO

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Ricardo Pecego, fez um balanço muito positivo do concerto. “Foi realmente um grande espetáculo dentro do nosso calendário de eventos do aniversário da cidade. E foi de encontro à nossa proposta de mostrar à cidade o que seus filhos fazem quando não estão aqui, quando a vida os leva a atuar em outros lugares. Trazer para Itapira uma pessoa que saiu da cidade para estudar música e que agora volta como maestro, mestre e doutorando em música e com um projeto muito consistente é motivo de orgulho”, disse.

Instituição é coordenada por Ivan Bueno, mestre e doutorando em música (Tiago Pompeu)

Pecego também elogiou bastante os músicos e demonstrou gratidão ao público que compareceu e prestigiou o evento. “Tivemos um repertório com músicas sinfônicas, com trilhas de cinema, com peças populares. Todas as cadeiras ficaram ocupadas e ainda teve público em pé, e as pessoas realmente interagiram com a orquestra. Foi mesmo uma atração muito bonita que presenteou nossa cidade”, finalizou.