Antonio Caio Escola Ocupada Reorganização Escolar
Publicidade - Anuncie aqui também!
Estudantes protestam contra reorganização em Itapira
Estudantes protestam contra reorganização em Itapira
Publicidade - Anuncie aqui

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou, durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (4), que a reorganização escolar está adiada por um ano.

Segundo o tucano, no próximo ano o governo paulista irá dialogar com pais e alunos a respeito das mudanças pretendidas na rede de ensino do Estado. A informação foi confirmada depois que o governador decidiu suspender a reestruturação que previa o fechamento de 93 escolas e a afetaria mais de 300 mil alunos.

“Vamos dialogar, escola por escola”, disse o governador. “O ano de 2016, que seria o ano de implantação, será o ano de aprofundar o diálogo. Alunos vão continuar na escola que já estudam, não haverá mudança.” No fim do pronunciamento, Alckmin leu uma frase do Papa Francisco: “Sempre que perguntado entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma solução sempre possível, o diálogo”, disse, saindo da coletiva sem dar entrevistas à imprensa.

O governo defendia que a educação seria melhorada com as alterações. Os alunos, porém, contestaram e passaram a protestar com ocupações de escolas e manifestações nas ruas.  A decisão de Alckmin de adiar o processo foi anunciada depois que a uma pesquisa da Datafolha indicou que a popularidade do governador chegou ao menor índice já registrado: 28% consideram o governo dele ótimo ou bom (na anterior, o percentual era de 38%). Segundo a pesquisa, dois fatos influenciaram essa queda: a crise hídrica e a reorganização escolar.

Em Itapira, estudantes contrários à reorganização ocuparam quatro das cinco escolas que concentrariam mudanças a partir de 2016. Até o momento do anúncio do adiamento, duas elas – Pedro Ferreira Cintra, na Vila Izaura, e Antônio Caio, no São Vicente – permaneciam ocupadas.  No dia 1º deste mês, o governo paulista publicou decreto que autorizava a transferência de professores para a implementação da reorganização escolar.