Alunos do município participaram da soltura
Publicidade - Anuncie aqui também!
Alunos do município participaram da soltura
Alunos do município participaram da soltura
Publicidade - Anuncie aqui

Para marcar as comemorações em torno do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, dez mil peixes foram soltos na represa entre Itapira e Mogi Guaçu.

A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira e foi coordenada em parceria pela AES Tietê, empresa que administra a barragem, e a Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente).

O ato também envolveu o plantio de 80 mudas de diversas árvores no Recanto União, condomínio de chácaras de recreio às margens do reservatório. Neste caso, o trabalho foi possível graças à doação das mudas pela (Saama) Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Mogi Guaçu, e a coordenação ficou a cargo de técnicos da Casa da Agricultura do vizinho município. Tanto a soltura de peixes quanto o plantio das árvores tiveram a participação de 11 alunos da Rede Municipal de Ensino de Itapira.

Peixes foram fornecidos pela empresa que administra a represa
Peixes foram fornecidos pela empresa que administra a represa

Os peixes soltos, da espécie Pacu-Guaçu, são nativos da própria Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, segundo o biólogo da Sama, Anderson Martelli, que acompanhou a soltura. “Essa espécie, inclusive, já esteve na lista de peixes com risco de extinção, e felizmente saiu. É um tipo de peixe predominante desta Bacia Hidrográfica”, frisou.

Inicialmente, alguns peixes foram colocados em sacos plásticos para que as crianças pudessem soltá-los na represa, com o devido acompanhamento dos responsáveis pelo trabalho. Depois, os tanques que abrigavam os milhares de alevinos foram abertos, com os peixes escoando por meio de uma lona, utilizada justamente pra que não haja impacto durante sua queda na água.

Segundo o também biólogo da AES Tietê, Silvio Carlos Alves dos Santos, neste ano já foram soltos perto de 35 mil peixes na represa, mas nem todas as ações são divulgadas para evitar atos predatórios. “Mantemos essa parceria com prefeituras e instituições em todos os municípios onde a AES Tietê trabalha. Todos os anos fazemos diversas ações deste tipo”, afirmou.

O programa de repovoamento é licenciado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). “Criamos e soltamos apenas espécies nativas regionais. Em hipótese alguma trabalhamos com espécies exóticas”, concluiu Santos.

De acordo com ele, o chamado “programa de repovoamento” nos reservatórios administrados pela empresa é prática constante, que acontece continuamente ao longo do ano. Os peixes são criados em uma estação de piscicultura na cidade de Promissão (SP). Entre os peixes soltos, a maioria era alevinos – peixes recém-saídos dos ovos.

Plantio

Iniciativa também envolveu plantio de árvores
Iniciativa também envolveu plantio de árvores

Depois da soltura dos peixes, foi feito o plantio das mudas, também com efetiva ajuda dos alunos. “É um tipo de ação que visa recuperar áreas degradadas, evitando a erosão do solo e recuperando a terra, que além de servir de base para a produção agropecuária, também atua como filtro da qualidade da água”, comentou a chefe da Casa da Agricultura de Mogi Guaçu, Alexandra Luppi. “Quando não há cobertura vegetal, acontece a perda de solo e consequentemente de sua capacidade. A terra que vai para os cursos da água próximos também causa o assoreamento dos reservatórios”, explicou.

Segundo o biólogo e agente de apoio da Casa da Agricultura de Mogi Guaçu, Antonio Sérgio Maschio Fernandes, que também preside a associação que dirige o Recanto União, mais de 1,6 mil árvores já foram plantadas na área que abriga o condomínio. O presidente da Aipa (Associação Itapirense de Proteção Ambiental), Antonio Carlos Avancini, também acompanhou as intervenções.

Pacu-Guaçu já esteve em lista de extinção, segundo biólogo da Sama
Pacu-Guaçu já esteve em lista de extinção, segundo biólogo da Sama
Publicidade - Anuncie aqui