Publicidade - Anuncie aqui também!
AES Tietê vai soltar mais peixes na represa (Arquivo)
AES Tietê vai soltar mais peixes na represa (Arquivo)
Publicidade - Anuncie aqui

A represa existente entre os municípios de Itapira e Mogi Guaçu receberá, nesta sexta-feira (20), 15 mil alevinos de pacu e curimbatá.

A ação é alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado no domingo (22). Os peixes fazem parte da produção da AES Tietê, que administra a barragem às margens da rodovia interna que liga os dois municípios.

A soltura está programada para ocorrer às 9h00, no Recanto União, condomínio de chácaras de recreio banhado pelo reservatório. “Ao menos uma vez por ano fazemos esse tipo de ação, sempre na Semana da Água”, comentou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Alair de Oliveira.

O número de peixes a serem soltos desta vez é 50% maior que o do ano passado, quando 10 mil alevinos foram distribuídos nas águas da represa. Na ocasião, foram soltos peixes da espécie Pacu-Guaçu, nativos da própria Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu.

De acordo o secretário, a soltura será acompanhada por alunos de duas salas de aulas da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Gilmary Vasconcelos Pereira Ulbricht. “É uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, resumiu Oliveira.

A ação é comum por parte da AES Tietê, que mantém este tipo de parceria com diversas outras prefeituras das cidades em que a empresa atua. O chamado programa de repovoamento dos reservatórios é licenciado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Os peixes são criados em uma estação de piscicultura na cidade de Promissão (SP).

Na soltura desta sexta-feira também são esperadas a presença de representantes de secretarias e órgãos ambientes de Mogi Mirim e Mogi Guaçu.

Publicidade - Anuncie aqui