Operação durou cerca de 90 minutos e teve final feliz (Divulgação)
Publicidade    
Publicidade - Anuncie aqui

A Patrulha Ambiental de Itapira e a Defesa Civil local realizaram na sexta-feira, dia 4, o resgate de seis filhotes de cães encontrados nas galerias de águas pluviais da Associação dos Funcionários do Cristália, no Jardim Guarujá.

A operação em atendimento à solicitação da ONG Focinho Amigo) durou cerca de 90 minutos e envolveu inclusive um caminhão motobomba. Em razão da sua localização, havia o risco de uma chuva mais volumosa arrastasse os filhotes e provocasse a morte dos mesmos por afogamento.

A operação teve como complicador a agressividades da mãe dos animais, que obrigou os envolvidos inicialmente a tentar a coleta dos mesmos com armadilhas, sem sucesso. O local de difícil acesso também impossibilitou que os mesmos fossem coletados por algum tipo de instrumento.

Assim, a única alternativa foi a utilização do veículo motobomba para que o volume de água controlado arrastasse os seis filhotes até o ponto de escoamento. “Saltamos um volume controlado de água pelas galerias e monitoramos o ponto de escoamento. A estratégia deu certo e todos os filhotes foram coletados sem contratempos”, explicou Rogério Oliveira, da Patrulha Ambiental itapirense.

Após o resgate, os seis animais ficaram sob os cuidados das integrantes da ONG que acompanharam a ação, Jucimara Santos e Josy, e posteriormente direcionados para lares temporários. Eles devem ser disponibilizados para doação assim que estiveram em condições de serem adotados com segurança. Além de Oliveira, o resgate contou com a atuação dos agentes da Defesa Civil Matheus, Assis, Silva e Luis.